O trabalho social da publicidade: um estudo na Revista do Globo

Maria Castro

Resumo


Este trabalho analisa os anúncios sobre produtos que tinham como enfoque a saúde, discutindo as relações possíveis entre as matérias jornalísticas e o discurso publicitário na formação do imaginário e na práxis cotidiana. A análise aborda as pioneiras iniciativas da publicidade riograndense, em escala de massa, ao anunciar medicamentos para a cura
de doenças graves, desempenhando importante papel no campo social. Publicidade e saúde são temas que nunca saem de moda e, quando transformados em um só, permitem repensar os fatores que influenciaram a qualidade de vida do homem moderno.
Palavras-chave: Saúde pública; publicidade; jornalismo; imaginário popular; Revista do Globo.
ABSTRACT
This paper analyzes the commercials of products that focused on health, discussing the possible relationships between journalistic articles and advertising discourse, in the formation of the imaginary and in everyday practice. This analysis covers the pioneer initiatives of publicity in the state of Rio
Grande do Sul, in mass scale, in advertising medicines for the cure of serious diseases, playing important part in the social field. Publicity and health are themes that will never become outdated and, when merged into one, they allow us to rethink the factors that have influenced today’s quality of life.
Keywords: Public health; publicity; journalism; popular imaginary; Revista do Globo.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18568/cmc.v4i11.106

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Comunicação Mídia e Consumo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Diretórios e Indexadores: SCOPUS lREVCOM l UNIVERCIENCIA l Sumários.org l LIVRE l Latindex l EBSCO l CENGAGE Learning l DOAJ l IBICT/SEER l Portal de Periódicos da CAPES l Diadorim  |  

Rua: Dr. Álvaro Alvim, 123 - Vila Mariana - São Paulo - SP

CEP: 04018-010 - e-mail: revistacmc@espm.br