A construção discursiva do gosto de classe na telenovela: enunciação e midiatização do consumo de semijoias em Império

Autores

  • Maria Cristina Palma Mungioli Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
  • Rosana Mauro Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v13i38.1095

Palavras-chave:

gosto de classe, discurso de telenovela, midiatização, enunciação

Resumo

Com base no conceito de midiatização, o artigo discute aspectos da produção de sentido do gosto de classe por meio dos discursos da telenovela Império (Globo, 2014). O estudo da enunciação, em uma cena da telenovela, das personagens sobre o objeto "anel de formatura" possibilita observar não apenas a oposição entre gosto de luxo e gosto popular como diferenciadores de classe, mas também os sentidos de inclusão e exclusão do consumo de bens tangíveis e intangíveis pelas classes populares. Constituem-se como referências teóricas principais para esse estudo Bourdieu (1983, 2008), Couldry; Hepp (2013), Fiorin (1997, 2005), Maingueneau (2008), Landowski (1997) e Lipovetsky (2009). 

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Biografia do Autor

Maria Cristina Palma Mungioli, Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo

Possui graduação e licenciatura em Letras pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da USP, graduação e licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Educação da USP, mestrado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes - USP (2006). Atualmente é professora doutora da Escola de Comunicações e Artes - USP, onde ministra aulas em cursos de graduação e pós-graduação (stricto sensu). Tem experiência nas áreas de Comunicação e Educação. Tem trabalhado com os seguintes temas: comunicação, linguagem televisual, telenovelas e identidades, linguagem e cognição, cultura narrativa e narrativa, ensino e aprendizagem de língua materna. 

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Publicado

2016-12-20

Como Citar

Mungioli, M. C. P., & Mauro, R. (2016). A construção discursiva do gosto de classe na telenovela: enunciação e midiatização do consumo de semijoias em Império. Comunicação Mídia E Consumo, 13(38), 73–96. https://doi.org/10.18568/cmc.v13i38.1095