Entre o algoritmo e a curadoria: programação radiofônica, gêneros musicais e repetição

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v18i51.2216

Palavras-chave:

Rádio, programação musical, curadoria, automação, mediação algorítmica

Resumo

Este artigo investiga o processo de construção da programação musical radiofônica, cada vez mais tensionada entre dois polos: a curadoria humana e a mediação algorítmica dos softwares de automação. No percurso, propõe-se uma reflexão sobre os papéis exercidos por categorias como gêneros musicais, diversidade e repetição. Parte-se da premissa de que a música permanece central para o rádio num momento de transição nas indústrias midiáticas em que se consolidam novos intermediários, notadamente serviços de streaming, em que a curadoria humana foi progressivamente dando lugar a sofisticados sistemas de automação, reorganizando a escuta de música em larga escala.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Kischinhevsky, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professor do Núcleo de Rádio e TV da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). No presente artigo, o autor contribuiu com a estrutura e a redação final do artigo.

Gustavo Ferreira, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Professor de Comunicação e Multimeios da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e doutor em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Claudia Góes, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutora em Ciências Musicais pelo Instituto de Etnomusicologia da Universidade Nova de Lisboa (INET/UNL), Portugal, mestre em Comunicação e Cultura pela UFRJ, jornalista e radialista.

Artur Seidel, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutorando em Comunicação e Cultura pela UFRJ e mestre pela mesma instituição. Bolsista do Núcleo de Rádio e TV da UFRJ.

Liana Monteiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Mestranda em Comunicação e Cultura e graduada em Comunicação Social, habilitação Radialismo, pela Escola de Comunicação da UFRJ, servidora técnico-administrativa do Núcleo de Rádio e TV da mesma instituição.

Publicado

2021-03-22

Como Citar

Kischinhevsky, M., Ferreira, G., Góes, C., Seidel, A., & Monteiro, L. (2021). Entre o algoritmo e a curadoria: programação radiofônica, gêneros musicais e repetição. Comunicação Mídia E Consumo, 18(51), 165. https://doi.org/10.18568/cmc.v18i51.2216

Edição

Seção

Artigos