Morte no cartão postal: uma empresa, dois jornais e três vítimas

Autores

  • Márcia Franz Amaral Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Lara Nasi Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí)

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v15i43.1648

Palavras-chave:

Jornalismo, Narrativa, Violência, Criminalidade

Resumo

Analisamos as configurações da violência urbana nas narrativas jornalísticas de dois jornais da Infoglobo (O Globo e Extra) a partir da análise de capas e matérias sobre um caso de latrocínio de grande repercussão midiática. Investigamos como os personagens de vítima e de agressor compõem cada narrativa, relacionando-os às noções de Política da Piedade e da Vítima Virtual.  Concluímos que estão em jogo neste enredo vítimas de várias ordens: fatais, sociais e virtuais. O estudo evidencia como, para além do “fato em bruto”, as narrativas jornalísticas podem configurar um acontecimento de maneiras diferentes já que os jornais precisam se individualizar no mercado editorial e, portanto, dão inteligibilidades diversas para a experiência social da violência de acordo com projetos dramáticos diferentes.

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Biografia do Autor

Márcia Franz Amaral, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria, doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, pesquisadora do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq).

Lara Nasi, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí)

Professora do curso de Jornalismo da UNIJUÍ, doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria.

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Publicado

2018-08-27

Como Citar

Amaral, M. F., & Nasi, L. (2018). Morte no cartão postal: uma empresa, dois jornais e três vítimas. Comunicação Mídia E Consumo, 15(43), 302–323. https://doi.org/10.18568/cmc.v15i43.1648

Edição

Seção

Artigos