Entrevista com Dominique Wolton

Autores

  • Carlos Alberto Zanotti PUC-Campinas
  • André Camarão Telles Ribeiro PUC-Campinas

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v9i25.317

Resumo

Uma das principais obras, dentre os 16 livros que este cientista político francês já escreveu sobre mídia e comunicação, tem um capítulo dedicado à Rede Globo de Televisão, no qual o autor transita na contramão de boa parte da intelectualidade brasileira. Em Elogio do grande público: uma teoria crítica da televisão (Ática, 1990), Dominique Wolton apresenta a coadjuvante midiática do regime militar como “um dos símbolos da identidade brasileira” (p. 159), estranhando que uma organização privada tenha atuado tão positivamente na construção de um estratégico “laço social” no país – papel que, na Europa, os governos geralmente atribuem às emissoras públicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Alberto Zanotti, PUC-Campinas

Jornalista, professor e pesquisador da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas, com mestrado e doutorado em Ciências da Comunicação, pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. É líder do grupo de pesquisa “Sociedade Midiatizada: processos, tecnologia e linguagem” e presidente do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da PUC-Campinas e membro da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP).

André Camarão Telles Ribeiro, PUC-Campinas

Jornalista e professor da Faculdade de Jornalismo da PUC-Campinas; diretor de jornalismo da TVB-Record Campinas.

Downloads

Publicado

2012-09-26

Como Citar

Zanotti, C. A., & Ribeiro, A. C. T. (2012). Entrevista com Dominique Wolton. Comunicação Mídia E Consumo, 9(25), 201–212. https://doi.org/10.18568/cmc.v9i25.317