Edição e cultura visual: Brás Cubas e suas múltiplas encarnações

Autores

  • Raquel Castedo Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Ana Gruszynski Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • André Moraes Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v10i28.477

Palavras-chave:

Edição, Cultura visual, Design, Leitura, Brás Cubas

Resumo

O artigo toma como objeto exemplar a obra de Machado de Assis Memórias Póstumas de Brás Cubas, publicada em diferentes edições, para problematizar as relações entre textos e materialidade dos suportes que os veiculam. Avalia o papel do design enquanto práxis de mediação editorial, tendo em vista o âmbito dos estudos visuais e das práticas de leitura. Trata-se de uma reflexão teórica que tem como fundamento a pesquisa bibliográfica e que se apropria de reproduções de páginas de edições da obra como argumentos visuais articulados aos tópicos debatidos. Apresenta também dados acerca de modos de leitura/acesso ao texto obtidos por meio de questionário e entrevistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Castedo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Designer. Professora da Faculdade de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação (PPGCOM) da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (FABICO) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Ana Gruszynski, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Designer e jornalista. Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação (PPGCOM) da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (FABICO) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bolsista produtividade nível 2 do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq).

André Moraes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Jornalista. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação (PPGCOM) da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (FABICO) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Referências

ASSIS, Machado. Memórias Póstumas e Brás Cubas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001.

CARDOSO, Rafael. Design para um mundo complexo. São Paulo: Cosac Naify, 2012.

CATALÁ DOMÈNECH, Josep. A forma do real: introdução aos estudos visuais. São Paulo: Summus, 2011.

CHARMEUX, Eveline. Aprender a ler: vencendo o fracasso. São Paulo: Cortez, 1994.

CHARTIER, Roger. A ordem dos livros. Leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. Brasília: Editora da UnB, 1994.

CHARTIER, Roger. Cultura escrita, literatura e história: Conversas de Roger Chartier com Carlos Aguirre Anaya, Jesús Anaya Rosique, Daniel Goldin e Antonio Saborit. Porto Alegre: Artmed, 2001.

CHARTIER, Roger. Un humanista entre dos mundos: Don Mckenzie. Prólogo, In: MCKENZIE, D. F. Bibliografía y sociologia de los textos. Tradução Fernando Bouza. Madri: Akal Ediciones, 2005.

COMISSÃO MACHADO DE ASSIS – INSTITUTO NACIONAL DO LIVRO. Memórias Póstumas de Brás Cubas. Obras de Machado de Assis. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Cultura, 1960.

GRUSZYNSKI, Ana. Design Gráfico: do invisível ao ilegível. São Paulo: Rosari, 2008.

MACHADO, Arlindo. O quarto iconoclasmo e outros ensaios hereges. Rio de Janeiro: Rios Ambiciosos, 2001.

MONTEIRO, Gisela; LIMA, Edna. Uma coleção de livros diferentes: a Coleção dos Cem Bibliófilos do Brasil. Disponível em: < http://www.livroehistoriaeditorial.pro.br/ii_pdf/Gisela_C_Monteiro_Edna_Cunha_Lima.pdf>. Acesso em: 10 abr. 2013.

ZILBERMAN, Regina. Fim do livro, fim dos leitores? São Paulo: Senac, 2001.

ZILBERMAN, Regina. Brás Cubas autor, Machado de Assis leitor. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2012.

Publicado

2013-09-20

Como Citar

Castedo, R., Gruszynski, A., & Moraes, A. (2013). Edição e cultura visual: Brás Cubas e suas múltiplas encarnações. Comunicação Mídia E Consumo, 10(28), 49–69. https://doi.org/10.18568/cmc.v10i28.477

Edição

Seção

Dossiê - Pensamento comunicacional latino-americano – desafios e perspectivas da des-ocidentalização no Sul Global