História e narrativas audiovisuais: de fato e de ficção

Marcius Freire, Rosana Soares

Resumo


O artigo busca relacionar dois campos: os discursos audiovisuais (cinematográficos ou televisivos) e o discurso histórico como lugar de articulação de imaginários sociais. Buscamos, desse modo, realizar uma análise comparativa entre diferentes narrativas de caráter referencial a fim de estabelecer suas recorrências e dissonâncias no modo de evocar e construir lugares de memória a partir da representação de fatos históricos.

Palavras-chave


História; Discurso; Cinema; Televisão; Documentário

Texto completo:

PORT PDF / ESP PDF / ING PDF /

Referências


BAKHTIN, M. (2003) Os gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes.

BOORSTIN, D. J. (1992) Image. A guide to pseudo-events in America. New York: Vintage Books.

BURKE, P. (1992) A escrita da História: novas perspectivas. São Paulo: Editora Unesp.

DOSSE, François. (1993) História do estruturalismo. Volume 1. O campo do signo. Campinas/SP: Editora da Unicamp.

FERRO, M. & PLANCHAIS, J. (1997) Les médias et l’histoire. Le poids du passé dans le chaos de l’actualité. Paris: CFPJ Éditions.

FREIRE, M. (2012) Documentário: ética, estética e formas de representação. São Paulo: Annablume.

GRILLO, S. V. C. & VELOSO, S. R. A. (2007) Diálogos entre Maingueneau e o Círculo de Bakhtin. Revista Filologia e Linguística Portuguesa, n. 9, p. 229-250.

HALL, S. (2000) Identidade cultural na pós-modernidade. Rio e Janeiro: DP&A.

HAMBURGER, C. (2012) A outra civilização. Xingu, maio de 2008. Folha de S. Paulo, Ilustríssima, 22/04/2012.

JAMESON, F. & ZIZEK, S. (2003) Estudios culturales. Reflexiones sobre el multiculturalismo. Buenos Aires: Paidós.

RANCIÈRE, J. (1996) O desentendimento: política e filosofia. São Paulo: Ed. 34.

RANCIÈRE, J. (2001) La fable cinématographique. Paris: Seuil.

RANCIÈRE, J. (2003) Le destin des images. Paris: La Fabrique.

SOARES, R. L. (2009) Margens da comunicação: discurso e mídias. São Paulo: Annablume/Fapesp.




DOI: http://dx.doi.org/10.18568/cmc.v10i28.506

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Comunicação Mídia e Consumo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Diretórios e Indexadores: REVCOM l UNIVERCIENCIA l Sumários.org l LIVRE l Latindex l EBSCO l CENGAGE Learning l DOAJ l IBICT/SEER l Portal de Periódicos da CAPES l Diadorim  | 

Rua: Dr. Álvaro Alvim, 123 - Vila Mariana - São Paulo - SP

CEP: 04018-010 - e-mail: revistacmc@espm.br