Narrativas sobre a cidade: entre o medo e o fascínio

Autores

  • Jeana Laura da Cunha Santos Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v11i31.750

Palavras-chave:

Processos midiáticos

Resumo

A autora propõe-se a trazer à tona um instante pioneiro de experimentação da passagem da casa à rua, na virada do século XIX para o século XX, através da narrativa de dois tipos benjaminianos: o “fisiologista” e o “flâneur”. Mais tarde, seria a vez de o cronista e o jornalista documentarem a cidade, seus tipos, hábitos, costumes, notícias. Tal passagem da casa à rua deu-se com um misto de medo e fascínio, registrada na perspectiva original de tais escribas, que elucidariam, através de seus textos, algumas percepções novas no imaginário da época.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jeana Laura da Cunha Santos, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Mestre e Doutora em Literatura e Pós-Doutora em Antropologia Social também pela UFSC. Atualmente desenvolve estudos de pós-doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC. 

Referências

ARANTES, A. A. A guerra dos lugares. Mapeando zonas de turbulência. In: ARANTES, A. A. (Org.). Paisagens paulistanas: transformações do espaço público. Campinas: Ed. da Unicamp, 2000.

BENJAMIN, W. Charles Baudelaire: um lírico no auge do capitalismo. Tradução de José Carlos Martins Barbosa e Hemerson Alves Baptista. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

CERTEAU, M. A invenção do cotidiano. Artes de fazer. Rio de Janeiro: Vozes, 1994.

FEATHERSTONE, M. O flâneur, a cidade e a vida pública virtual. In: ARANTES, A. (Org.). O espaço e a diferença. Campinas: Papirus, 2000. p. 186-208.

GLEDSON, J. (edição, introdução e notas). Bons Dias! crônicas (1888-1889) Machado de Assis. São Paulo: Hucitec, 1996.

JOÃO DO RIO. A alma encantadora das ruas: crônicas. 5a reimpressão. São Paulo: Companhia de Bolso, 2011.

KOTSCHO, R. A prática da reportagem. São Paulo: Ática, 1986. (Série Fundamentos.)

MARTÍN-BARBERO, J. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Tradução de Ronald Polito e Sérgio Alcides. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2009.

MATOS, O. C. F. Os arcanos do inteiramente outro: a Escola de Frankfurt, a melancolia e a revolução. 1. ed. São Paulo: Brasiliense, 1989.

PAIVA DE LUCA, H. H. (Org.). Balas de estalo de Machado de Assis. São Paulo: Annablume, 1998.

POE, E. A. Os melhores contos de Edgar Allan Poe. São Paulo: Círculo do Livro, s.d. PONTE, C. Para entender as notícias: linhas de análise do discurso jornalístico. Florianópolis: Insular, 2005.

SILVA, G. O sonho da casa no campo: jornalismo e imaginário de leitores urbanos. Florianópolis: Insular, 2009.

SIMMEL, G. As grandes cidades e a vida do espírito. Mana – Estudos de Antropologia Social, Rio de Janeiro, v. 11, n. 2, p. 577-591, 2005.

VILAS BOAS, S. Perfis e como escrevê-los. São Paulo: Summus, 2003.

Publicado

2014-08-29

Como Citar

Santos, J. L. da C. (2014). Narrativas sobre a cidade: entre o medo e o fascínio. Comunicação Mídia E Consumo, 11(31), 83–98. https://doi.org/10.18568/cmc.v11i31.750

Edição

Seção

Dossiê - Pensamento comunicacional latino-americano – desafios e perspectivas da des-ocidentalização no Sul Global