Comprando “Roupa de Brechó”: Uma Análise Sobre o Consumo de Vestuário de Segunda Mão entre Jovens na Cidade do Rio de Janeiro

Autores

  • Sílvia Borges Corrêa Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM
  • Veranise Jacubowski Correia Dubeux Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v12i33.804

Palavras-chave:

Vestuário de segunda mão, Consumo, Etnografia

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que analisou o consumo de vestuário de segunda mão entre jovens no Rio de Janeiro. Em termos teóricos, a pesquisa foi orientada pela perspectiva antropológica do consumo. Quanto ao procedimento metodológico, foi realizada uma pesquisa etnográfica, com observação participante e entrevistas em profundidade. Os resultados mostram as relações entre consumidores e mercadorias e revelam as principais motivações para o consumo de roupas e acessórios de segunda mão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sílvia Borges Corrêa, Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM

Professora doutora no curso de Comunicação Social, Departamento Comunicação Social, Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM.

Veranise Jacubowski Correia Dubeux, Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM

Professora doutora no curso de Administração, Departamento de Administração, Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM

Referências

APPADURAI, A. Introdução: Mercadorias e a política de valor. In: A vida social das coisas, as mercadorias sob uma perspectiva cultural. Niterói: EDUFF, 2008.

CLARKE, A. ‘Mother swapping’: the trafficking of nearly new children’s wear. In: JACK¬SON, P. et al. (Ed.). Commercial cultures: economies, practices, spaces. Oxford: Berg Publisher, 2000.

DOUGLAS, M. Pureza e perigo: ensaio sobre as noções de poluição e tabu. Lisboa: Edições 70, 1991.

___; ISHERWOOD, B. O mundo dos bens: para uma antropologia do consumo. Rio de Janeiro: UFRJ, 2004.

FONTAINE, L. Alternative exchanges: second-hand circulations from the sixteenth cen¬tury to the present. Oxford: Berghahn Books, 2008.A R T I G O 56 comprando “roupa de brechó” comun. mídia consumo, são paulo, v. 12, n. 33, p. 34-56, jan./abr. 2015

GREGSON, N.; BROOKS, K.; CREWE, L. Narratives of consumption and the body in the space of the charity/shop. In: JACKSON, P. et al. (Ed.). Commercial cultures: economies, practices, spaces. Oxford: Berg Publisher, 2000.

___; CREWE, L. Second-hand cultures. Oxford: Berg Publishers, 2003.

HANSEN, K. Dealing with used clothing. Salaula and the construction of identity in Zambia’s Third Republic. Public Culture, Chicago, v. 6, n. 3, p. 503-523, 1994.

___. The world in dress: anthropological perspective on clothing, fashion and culture. Annual Review of Anthropology, v. 33, p. 369-392, 2004.

KRUGER, P. L. O processo de construção e de movimento dos significados culturais do consumo de roupa de segunda mão em um brechó no Rio de Janeiro: uma etnografia. 2010. 134 f. Dissertação (Mestrado em Administração e Negócios) – Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.

MCCRACKEN, G. Cultura & consumo: novas abordagens ao caráter simbólico dos bens e das atividades de consumo. Rio de Janeiro: Mauad, 2003.

MILLER, D. Introduction: the birth of value. In: JACKSON, P. et al. (Ed.). Commercial cultures: economies, practices, spaces. Oxford: Berg Publisher, 2000.

MILLER, D. Consumo como cultura material. Horizontes antropológicos, Porto Alegre, v. 13, n. 28, p. 33-63, jul./dez. 2007.

PALMER, A.; CLARK, H. Old clothes, new looks: second hand fashion. Oxford: Berg Publishers, 2005.

PEIRANO, M. A favor da etnografia. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1991.

PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO; INSTITUTO PEREIRA PAS¬SOS; SEBRAE RJ. Territórios da moda: a indústria da moda na cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2011.

ROSA, J. D. Da fragmentação à ressignificação: o discurso contemporâneo dos brechós em Florianópolis. 2009. 132 f. Monografia (Graduação em Moda) – Centro de Artes, Universidade Estadual de Santa Catariana, Florianópolis, 2009.

SAHLINS, M. Cultura e razão prática. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.

Publicado

2015-05-26

Como Citar

Borges Corrêa, S., & Jacubowski Correia Dubeux, V. (2015). Comprando “Roupa de Brechó”: Uma Análise Sobre o Consumo de Vestuário de Segunda Mão entre Jovens na Cidade do Rio de Janeiro. Comunicação Mídia E Consumo, 12(33), 34–56. https://doi.org/10.18568/cmc.v12i33.804

Edição

Seção

Artigos