Telejornalismo Mobile: um estudo sobre a recepção das noticias no celular pelo público adultos/idosos
DOI:
https://doi.org/10.18568/cmc.v12i34.877Palavras-chave:
Televisão Digital, Hiper TV, Transmedia, Telejornalismo, MobileResumo
Com a implantação da TV Digital no Brasil, a programação da televisão aberta passa a estar disponível nos dispositivos móveis e portáteis, sem custo adicional. A recepção de conteúdos a qualquer hora e em qualquer lugar deve provocar uma mudança na relação entre os jornalistas e os telespectadores. Para este trabalho foi realizada uma sondagem no campo da recepção para identificar de forma qualitativa as expectativas e necessidades do público idoso/adulto ao assistir as notícias nos celulares.
Downloads
Referências
BECKER, V.; ZUFFO, M. Interatividade na TV Digital: estado da Arte, conceitos e oportunidades. In: SQUIRRA, S.; FECHINE, Y. (Orgs.). Televisão Digital: desafios para a comunicação. Porto Alegre: Sulina, 2009. p. 44-67.
ECO, U. Viagem na irrealidade cotidiana. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
FINGER, C. Crossmedia e Transmedia: desafios do telejornalismo na era da convergência digital. Em Questão, Porto Alegre, v. 18, n. 2, p. 121-132, jul./dez. 2012.
FRANÇA, V. A Televisão Porosa Traços e Tendências. In: FREIRE FILHO, João (Org.). A TV em Transição: tendências de programação no Brasil e no mundo. Porto Alegre: Sulina, 2009.
JENKINS, H.. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009.
MATTOS, S. A Revolução Digital e os Desafios da Comunicação. Cruz das Almas, BA: UFRB, 2013.
PORCELLO, F.; VIZEU, A.; COUTINHO, I. (Orgs.). #Telejornalismo: nas ruas e nas telas. Florianópolis: Insular, 2013.
SCOLARI, C. Hacer Clic. Hacia uma sociosemiótica de las interacciones digitales. Barcelona: Gedisa, 2004.
TOURINHO, C. Inovação no telejornalismo: o que você vai ver a seguir. Vitória: Espaço Livros, 2009.