The X-Files: uma análise das estratégias de social TV do perfil @thexfiles

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v14i40.1378

Palavras-chave:

Social TV, Televisão, Twitter, The X-Files

Resumo

A social TV marca a convergência da experiência televisiva com as novas mídias. O fenômeno se refere ao compartilhamento de conteúdos por intermédio das redes sociais e dos aplicativos de segunda tela de maneira síncrona ao fluxo televisivo. A partir desse contexto, este artigo tem o objetivo de refletir sobre as ações de social TV adotadas pela Fox durante a 10ª temporada de The X-Files. Analisamos as postagens da página (@thexfiles) gerenciada pelo canal no Twitter a fim de entender como contribuem para o aprofundamento e a compreensão do universo ficcional da série. Concluímos que as estratégias de engajamento da emissora reforçam o laço social, estimulam a participação dos telespectadores interagentes e ampliam os arcos narrativos de The X-Files.

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Biografia do Autor

Daiana Sigiliano, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestre em comunicação pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Membro do grupo do Grupo de Pesquisa em Redes, Ambientes Imersivos e Linguagens da Universidade Federal de Juiz de Fora e do Grupo de Pesquisa em Tecnologia, Comunicação e Ciência Cognitiva da Universidade Federal do Amapá. Pesquisadora da Rede Obitel (Equipe UFJF) e da Rede de Pesquisa Aplicada Jornalismo e Tecnologias Digitais (JorTec).

Gabriela Borges, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestre e Doutora em Comunicação e Semiótica pela
PUC-SP, com estágios nas Universidades Autônoma de Barcelona, Dublin Trinity College e Algarve. Pós doutora pela Universidade do Algarve em Portugal. Professora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Pesquisadora da rede Obitel Brasil/UFJF.

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Publicado

2017-08-22

Como Citar

Sigiliano, D., & Borges, G. (2017). The X-Files: uma análise das estratégias de social TV do perfil @thexfiles. Comunicação Mídia E Consumo, 14(40), 68–89. https://doi.org/10.18568/cmc.v14i40.1378

Edição

Seção

Artigos