Entre o contratual e o polêmico: valor e representatividade nas narrativas mercadológicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v14i41.1468

Palavras-chave:

sociossemiótica, estratégia, polêmica, redes, marcas

Resumo

Na configuração midiática contemporânea em rede, discursos antes consolidados por vozes autorizadas que eram construídas a partir de relações unidirecionais são alterados para uma dimensão horizontal, em meio à proliferação de sujeitos que passam a se posicionar na disputa de narrativas.  Indivíduos comuns e grupos sociais organizados, que costumavam desfrutar de baixa visibilidade, têm sua competência de enunciação estendida. Aumenta, assim, a incidência de discursos opostos. Diante desse risco, importantes marcas retomam sua posição de autoridade na publicidade, adotando a estratégia de assumir valores polêmicos em suas narrativas, como modo de atingir a visibilidade. Exemplares desses fenômenos da dinâmica do poder são analisados sob a perspectiva da sociossemiótica, ancorada na teoria semiótica de Greimas.

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Biografia do Autor

Valdenise Leziér Martyniuk, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. PPGCOS e FEA.

Pós-doutora em Comunicação pela USP, Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP; Pós-Graduada em Marketing pela ESPM; Graduada em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela PUCCAMP. Professora universitária há mais de 20 anos, atuando nos cursos de pós-graduação em Comunicação e Semiótica, MBA em Marketing, graduação em Administração de Empresas e Publicidade e Propaganda da PUC/SP e de pós-graduação em Marketing de Varejo do Senac/SP. Pesquisadora do Centro de Pesquisas Sociossemióticas da PUC/SP-USP e do GEMA_ Grupo de Estudos da Marca - PUC-SP. Parecerista das revistas Galáxia, Semeiosis, Signos do Consumo, Sodebrás e da Compós para o GT Práticas Interacionais e Linguagens na Comunicação. Profissional de marketing com 30 anos de experiência profissional, tendo atuado na gerência de marketing, produtos e comunicação.

Simone Bueno Silva, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PPGCos e Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, SEESP

Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com estágio sanduíche na Sapienza Università di Roma  CNPQ/CAPES. Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Graduada e licenciada em Letras pela Universidade de São Paulo. Leciona em cursos de pós-graduação lato sensu, extensão e aperfeiçoamento. É membro do Centro de Pesquisas Sociossemióticas (CPS/PUCSP) desde 2005, atuando na coordenação de atelies e como pesquisadora.

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Publicado

2018-08-27

Como Citar

Martyniuk, V. L., & Silva, S. B. (2018). Entre o contratual e o polêmico: valor e representatividade nas narrativas mercadológicas. Comunicação Mídia E Consumo, 15(43), 324–345. https://doi.org/10.18568/cmc.v14i41.1468

Edição

Seção

Artigos