Usos da “fé inteligente”: a hermenêutica empreendedora da IURD

Autores

  • Julia Salgado Universidade Federal do Rio de Janeiro | Escola de Comunicação
  • Leandro De Paula Santos Universidade Federal da Bahia | Instituto de Humanidades, Artes e Ciências http://orcid.org/0000-0003-1373-8007

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v15i43.1613

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Neopentecostalismo, Neoliberalismo, Teologia da Prosperidade

Resumo

O artigo discute a exaltação da subjetividade empreendedora entre o público neopentecostal, tendo como referência empírica interpretações de histórias bíblicas feitas pela Igreja Universal do Reino de Deus. Tematizamos a noção do “empreendedor”, sua transformação histórica e sua massiva popularização hoje, argumentando que uma das tarefas primordiais da racionalidade neoliberal consiste na substituição da ideia do sujeito-trabalhador pela do sujeito-empresa. Esse ideário parece dialogar com dinâmicas atuais da Teologia da Prosperidade no Brasil, analisadas a partir da construção da subjetividade empreendedora sob inspiração bíblica.

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Biografia do Autor

Julia Salgado, Universidade Federal do Rio de Janeiro | Escola de Comunicação

Mestre e Doutora em Comunicação e Cultura pelo PPGCOM-UFRJ, onde atualmente realiza seu pós-doutorado.

Leandro De Paula Santos, Universidade Federal da Bahia | Instituto de Humanidades, Artes e Ciências

Doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ e Professor Adjunto do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da UFBA.

Publicado

2018-08-27

Como Citar

Salgado, J., & De Paula Santos, L. (2018). Usos da “fé inteligente”: a hermenêutica empreendedora da IURD. Comunicação Mídia E Consumo, 15(43), 346–365. https://doi.org/10.18568/cmc.v15i43.1613

Edição

Seção

Artigos