Usos da “fé inteligente”: a hermenêutica empreendedora da IURD
DOI:
https://doi.org/10.18568/cmc.v15i43.1613Palavras-chave:
Empreendedorismo, Neopentecostalismo, Neoliberalismo, Teologia da ProsperidadeResumo
O artigo discute a exaltação da subjetividade empreendedora entre o público neopentecostal, tendo como referência empírica interpretações de histórias bíblicas feitas pela Igreja Universal do Reino de Deus. Tematizamos a noção do “empreendedor”, sua transformação histórica e sua massiva popularização hoje, argumentando que uma das tarefas primordiais da racionalidade neoliberal consiste na substituição da ideia do sujeito-trabalhador pela do sujeito-empresa. Esse ideário parece dialogar com dinâmicas atuais da Teologia da Prosperidade no Brasil, analisadas a partir da construção da subjetividade empreendedora sob inspiração bíblica.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-08-27
Como Citar
Salgado, J., & De Paula Santos, L. (2018). Usos da “fé inteligente”: a hermenêutica empreendedora da IURD. Comunicação Mídia E Consumo, 15(43), 346–365. https://doi.org/10.18568/cmc.v15i43.1613
Edição
Seção
Artigos