O humanitário como branded-content

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v15i44.1708

Palavras-chave:

Consumo, Migração, Capitalismo

Resumo

Este artigo discute a relação entre dinâmicas do capitalismo e retóricas em torno das migrações internacionais e refúgio através da lente do consumo e dos discursos corporativos. Analisamos campanhas publicitárias e projetos de três grandes marcas por meio das narrativas por elas construídas para desenvolver estratégias de comunicação a partir dos processos de migração e da recente crise global de refugiados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Martinelli, Universidade de Brasília (UnB)

Professora no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade na Faculdade de Comunicação da UnB. Doutora em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da UFRJ

João Guilherme Xavier da Silva, Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)

Professor colaborador na Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Doutor em Direito pela Faculdade de Direito da UnB, líder do grupo de pesquisas Hub Humanitário (CNPq)

Sofia C. Zanforlin, Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios (NIEM / UFRJ)

Pesquisadora associada ao Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios (NIEM / UFRJ). Doutora em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da UFRJ

Referências

ACNUR. Global Trends: Forced Displacement in 2016.

Disponível em: http://www.unhcr.org/statistics/unhcrstats/5943e8a34/global-trends-forced-displacement-2016.html Acesso em 13 out. 2017.

AGIER, M. Borderlands: Towards an Anthropology of the Cosmopolitan Condition. Malden: Polity Press, 2016.

AGIER, M. Managing the undesirables: refugee camps and humanitarian government. Malden: Polity Press, 2016.

ATKINSON, Claire. Budweiser’s Super Bowl ad was the most-watched online. New York Post. Nova Iorque, 07 fev. 2017. Disponível em: http://nypost.com/2017/02/07/budweisers-super-bowl-ad-was-the-most-watched-online/ Acesso em 07 mar. 2017.

AUTHERMAN, Nicolas. Refugiados, um bom negócio. Le Monde Diplomatique Brasil. São Paulo, 27 jul. 2017. Disponível em: http://diplomatique.org.br/refugiados-um-bom-negocio/ Acesso em: 10 out. 2017.

AUTOR, 2007

AUTOR, 2010

AUTOR, 2016

AUTOR, 2017

BELAM, Martin. Super Bowl ad prompts Trump supporters to #BoycottBudweiser. The Guardian. Londres, 06 fev. 2017. Disponível em: https://www.theguardian.com/sport/2017/feb/06/super-bowl-ad-prompts-trump-supporters-to-boycott-budweiser Acesso em: 10 set. 2017.

BETTER SHELTER.

Disponível em: http://www.bettershelter.org/press/ Acesso em: 05 out. 2017.

FASSIN, D. Humanitarian Reason: a moral history of the present. Oakland: University of California Press, 2012.

FOUCAULT, M. A Governamentalidade. In: MOTTA, M. B. (org.). Estratégia, poder-saber, vol. 4, Rio de Janeiro: Forense, 2006. p. 281-305.

HALL, S. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 22, nº2, p. 15-46, jul./dez 1997.

HALL, S. A identidade Cultural na Pós-Modernidade. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

HALL, S. The Spectacle of the Other. In: HALL, S.; EVANS, J.; NIXON, S (orgs.). Representation: Cultural Representation and Signifying Practices. 2 ed. Londres: Sage Publications, 2013.

JOHNNIE WALKER (@JohnnieWalkerBrasil). Facebook. Publicações em out. 2016. Disponíveis em: https://www.facebook.com/JohnnieWalkerBrasil/ Acesso em: 15 dez 2016.

MERCY CORPS. Building a Stronger Tomorrow – Johnnie Walker Suports Mercy Corps. Disponível em: https://www.mercycorps.org/u/donate/JohnnieWalkerenglish-eu Acesso em: 20/03/2017)

MY NEWS DESK. Successful assembly of Better Shelter units in Europe. BetterShelter.org Press Release. Publicado em 02 out. 2015. Disponível em http://www.mynewsdesk.com/se/better-shelter/pressreleases/successful-assembly-of-better-shelter-units-in-europe-1228006 Acesso em: 21 nov. 2016.

MY NEWS DESK. MoMA includes Better Shelter in its permanent collection. BetterShelter.org Press Release. Publicado em 13 out. 2016. Disponível em: http://www.mynewsdesk.com/se/better-shelter/pressreleases/moma-includes-better-shelter-in-its-permanent-collection-1603311 Acesso em: 21 jan 2017.

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA DO BRASIL. Sistema de Refúgio Brasileiro: desafios e perspectivas. Balanço até abril 2016. Disponível em: https://www.slideshare.net/justicagovbr/sistema-de-refgio-brasileiro-balano-at-abril-de-2016 Acesso em: 13 set. 2016.

NUSSBAUM, M. C. Education for Citizenship in an Era of Global

Connection. Studies in Philosophy and Education, vol. 21, 2002, p. 289–303

ODE TO LESVOS. Johnnie Walker YouTube Chanel. Publicado em 20 set. 2016. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=INkT00ewy48 Acesso em: 10 out. 2017.

PRNewsFoto/Johnnie Walker. Ode to Lesvos. Disponível em

http://photos.prnewswire.com/medias/switch.do?prefix=/appnb&page=/getStoryRemapDetails.do&prnid=20160919%252f409341&action=details Acesso em: 15 nov. 2016.

ROQUE, Tatiana. Subjetividades no ponto cego da esquerda. Le Monde Diplomatique Brasil. São Paulo, 03 fev. 2017. Disponível em: http://diplomatique.org.br/subjetividades-no-ponto-cego-da-esquerda/. Acesso em: 04 fev. 2017.

SCHULTZ, E. J. Budweiser's (Topical) Super Bowl Ad Is an Immigrant's Tale. Ad Age. Publicado em 31 jan. 2017. Disponível em http://creativity-online.com/work/budweiser-born-the-hard-way/50740 Acesso em: 03 jun. 2017.

UNGA (United Nations General Assembly). Seventy-first session. New York Declaration for Refugees and Migrants. Nova Iorque, 03 out. 2016. Disponível em http://www.un.org/en/ga/search/view_doc.asp?symbol=A/RES/71/1 Acesso em: 10 out. 2017.

VERTOVEC, S.; COHEN, R.. Conceiving Cosmopolitanism. In: COHEN, R.; TONINATO, P. (eds). The Creolization Reader. Studies in Mixed Identities and Cultures. New York: Routledge, 2010, p. 278-288.

Publicado

2018-12-13

Como Citar

Martinelli, F., Xavier da Silva, J. G., & C. Zanforlin, S. (2018). O humanitário como branded-content. Comunicação Mídia E Consumo, 15(44), 482–508. https://doi.org/10.18568/cmc.v15i44.1708