Uma reflexão sobre pós-colonialidade, decolonização e museus virtuais. O caso do Museu Virtual da Lusofonia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v18i54.2528

Resumo

O artigo trata de questionamentos sobre políticas culturais e formas de musealização e como tais questões se adaptam ao processo de virtualização dos museus, cuja intermediação dos bens simbólicos e culturais torna mais complexa a compreensão do fenômeno. Como referencial teórico, utiliza-se da pós-colonialidade e decolonialidade, que apontam como o discurso originado nos impérios coloniais deve ser superado, e a interculturalidade, com a qual se desmonta os discursos de ódio e favorece as trocas simbólicas efetivas entre o Norte e o Sul globais. Finalmente, traz-se considerações sobre consumo cultural circunscrito aos espaços museológicos, especificamente em museus virtuais, tendo como caso de estudo o Museu Virtual da Lusofonia (MVL), ambiente organizado segundo conceito pós-colonial da lusofonia, e que recentemente compõe um dos museus do Google Arts & Culture. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vítor de Sousa, Universidade do Minho/investigador

Doutorado em Ciências da Comunicação (Comunicação Intercultural), pela Universidade do Minho. Mestre (especialização em Educação para os Média) e licenciado (especialização em Informação e Jornalismo) na mesma área.  

Edson Capoano, Universidade do Minho/investigador

Doutor em Ciências pelo PROLAM-USP; Mestre em Comunicação e Semiótica e Bacharel em Jornalismo pela PUC-SP. Investigador do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), da Universidade do Minho.

Pedro Daniel Rodrigues Costa, Universidade do Minho/investigador

Pedro Rodrigues Costa concluiu o seu B.A. em Sociologia pela Universidade do Minho, em 2007. Concluiu a sua Dissertação de Mestrado em Sociologia do Trabalho e das Organizações no Instituto de Ciências Sociais da mesma universidade em 2009. O Doutoramento foi obtido em 2013. Desde 2008 é investigador no CECS-Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (Universidade do Minho, Braga, Portugal).

Carlos Alberto Máximo Pimenta, Universidade Federal de Itajubá

Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade (PPG DTecS), na Universidade Federal de Itajubá.

Publicado

2022-04-29

Como Citar

Sousa, V. de, Capoano, E., Costa, P. D. R., & Máximo Pimenta, C. A. (2022). Uma reflexão sobre pós-colonialidade, decolonização e museus virtuais. O caso do Museu Virtual da Lusofonia. Comunicação Mídia E Consumo, 19(54). https://doi.org/10.18568/cmc.v18i54.2528

Edição

Seção

Artigos