O racismo brasileiro a partir da Publicidade: um olhar sobre a representatividade em anúncios de revista

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DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v18i54.2556

Resumo

Por meio da coleta de anúncios das marcas mais valiosas do Brasil, analisamos a presença de pessoas negras em peças veiculadas na revista Veja no intervalo 2018-2020. Colocamos em discussão a formação da identidade negra brasileira, em virtude do racismo, observado aqui de forma tridimensional, em suas dimensões estrutural, prática e ideológica. Refletimos sobre o lugar da Publicidade como instrumento cultural na afirmação e na consolidação das estruturas racistas, a partir de suas representações. Os resultados da análise apontam para uma oscilação na representatividade de pessoas negras ano a ano e, quando comparados ao trabalho de outros pesquisadores da temática em outros períodos, nota-se pouca evolução no enfrentamento ao racismo. 

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Biografia do Autor

Pablo Moreno Fernandes, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, mestre em Comunicação pela PUC Minas, professor permanente do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social (PPGCOM) da UFMG. Vice-líder do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Raça e Gênero (Coragem) e membro do Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo (GESC3).

Publicado

2022-04-29

Como Citar

Moreno Fernandes, P. (2022). O racismo brasileiro a partir da Publicidade: um olhar sobre a representatividade em anúncios de revista. Comunicação Mídia E Consumo, 19(54). https://doi.org/10.18568/cmc.v18i54.2556

Edição

Seção

Artigos