Plataformização da publicidade em ambientes imersivos da realidade virtual: metaversos, marcas e acreditabilidade
DOI:
https://doi.org/10.18568/cmc.v20i57.2733Palavras-chave:
Realidade virtual, metaverso, publicidade, indústrias promocionais, comunicação das marcasResumo
O artigo aborda a comunicação publicitária em plataformas imersivas da Realidade Virtual (RV). Numa pesquisa teórica e empírica são tensionadas e articuladas reflexões sobre as marcas se apropriarem das características do meio RV – a partir do fenômeno da acreditabilidade – para produzir experiências de comunicação com potenciais consumidores. Além da revisão teórica sobre publicidade e indústrias promocionais, da RV e do conceito de acreditabilidade em ambientes imersivos (metaversos, simuladores e videogames), o artigo faz exercício prático de exploração a uma peça publicitária. Assim, a partir de dados qualitativos, discute-se a plataformização da publicidade em ambientes imersivos, bem como o papel de dimensões da acreditabilidade para estudar a comunicação das marcas em RV.
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