Plataformização da publicidade em ambientes imersivos da realidade virtual: metaversos, marcas e acreditabilidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v20i57.2733

Palavras-chave:

Realidade virtual, metaverso, publicidade, indústrias promocionais, comunicação das marcas

Resumo

O artigo aborda a comunicação publicitária em plataformas imersivas da Realidade Virtual (RV). Numa pesquisa teórica e empírica são tensionadas e articuladas reflexões sobre as marcas se apropriarem das características do meio RV – a partir do fenômeno da acreditabilidade – para produzir experiências de comunicação com potenciais consumidores. Além da revisão teórica sobre publicidade e indústrias promocionais, da RV e do conceito de acreditabilidade em ambientes imersivos (metaversos, simuladores e videogames), o artigo faz exercício prático de exploração a uma peça publicitária. Assim, a partir de dados qualitativos, discute-se a plataformização da publicidade em ambientes imersivos, bem como o papel de dimensões da acreditabilidade para estudar a comunicação das marcas em RV.

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Biografia do Autor

Eduardo Zilles Borba, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professor Adjunto do Departamento de Comunicação na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Fabico/UFRGS). Pós-Doutor em Engenharia Eletrônica e Sistemas Digitais pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Doutor e Mestre em Ciências da Informação e Comunicação pela Universidade Fernando Pessoa (UFP). Pesquisador no LIMC (PPGCOM/UFRGS), CITI (EP/USP), 4C (ECA/USP), INCRIA (PPGDR/Faccat) e Clepul (UL/Lisboa).

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Publicado

2023-04-27

Como Citar

Zilles Borba, E. (2023). Plataformização da publicidade em ambientes imersivos da realidade virtual: metaversos, marcas e acreditabilidade. Comunicação Mídia E Consumo, 20(57). https://doi.org/10.18568/cmc.v20i57.2733

Edição

Seção

Dossiê Internacional: As indústrias promocionais e a lógica de plataformas na era digital