Dubai: o paraíso hiper-real e paradoxal da indústria do entretenimento
DOI:
https://doi.org/10.18568/cmc.v7i20.283Palavras-chave:
Indústria do entretenimento, hiper-realidade/simulacro, sociedade de consumo de luxoResumo
O objetivo geral deste artigo é argumentar que Dubai é um megaexemplo da indústria do entretenimento, podendo ser considerada como paraíso hiper-real. A leitura da cidade, à luz dos conceitos de hiper-realidade e simulacro de Jean Baudrillard e da teoria do espetáculo de Guy Debord, sugere a cultura do superlativo, que começa com o turismo no aeroporto e segue uma rota direcionada aos supereventos e megaprodutos de entretenimento para a sociedade de consumo de luxo. Las Vegas era considerada a “cidadeentretenimento”, com cassinos que simulam diversos pontos turísticos, como Monte Carlo, Veneza, Paris e assim por diante. Agora, o mundo simulado está situado em Dubai, denominada a Nova Las Vegas. O objetivo específico do trabalho é questionar o cenário paradoxal de entretenimento e consumo no contexto de normas religiosas islâmicas rígidas, que divergem dos hábitos dos estrangeiros, dos atrativos dos malls e das praias paradisíacas de Dubai.Downloads
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Publicado
2011-01-14
Como Citar
Araujo, D. C. (2011). Dubai: o paraíso hiper-real e paradoxal da indústria do entretenimento. Comunicação Mídia E Consumo, 7(20), 235–255. https://doi.org/10.18568/cmc.v7i20.283
Edição
Seção
Artigos