Publicidade e inclusão social

perceção dos consumidores e influência na intenção de compra

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v20i59.2833

Palavras-chave:

publicidade, inclusão, atitude, persuasão, intenção de compra

Resumo

O objetivo deste estudo foi o de analisar a perceção e atitude dos consumidores relativamente à publicidade baseada em mensagens inclusivas. Analisaram-se quatro dimensões sobre a perceção dos consumidores quanto aos motivos subjacentes a estas campanhas por parte das marcas, a capacidade de persuasão dessas mensagens e a intenção de compra que pode advir desse processo. O estudo foi contextualizado em Portugal e focou-se na perceção da campanha para as loções “Body Love” da marca Dove por parte de respondentes masculinos e femininos nas faixas etárias 18-25, 26-35 e 36-41.

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Biografia do Autor

Elsa Simões, Universidade Fernando Pessoa

Doutorada em Linguística (Texto Publicitário) pela Lancaster University (Reino Unido). Professora Associada na Universidade Fernando Pessoa (Porto, Portugal) e Membro Integrado do LabCom (Universidade da Beira Interior, Portugal). Leciona e publica na área da comunicação publicitária e estudos mediáticos. No presente artigo, trabalhou no desenvolvimento teórico do texto, contribuiu para a pesquisa bibliográfica, revisão de literatura e redação.

Joana Gomes de Sousa, Universidade Fernando Pessoa

Mestre em Ciências da Comunicação, ramo de Relações Públicas, Publicidade e Marketing pela Universidade Fernando Pessoa (Porto, Portugal) Encontra-se a realizar um Estágio Profissional na empresa Best Sports. No presente artigo, concebeu e aplicou o inquérito, trabalhou no desenvolvimento teórico do texto, revisão de literatura e nas fases iniciais da redação.

Manuel José Fonseca, Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo

Doutorado em Ciências da Informação, com especialidade em Comunicação Publicitária, pela Universidade Fernando Pessoa, Porto, Portugal. Professor Adjunto na Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (Porto, Portugal) e Membro Integrado da UNIAG – Unidade de Investigação Aplicada em Gestão. Leciona e investiga na área da comunicação e gestão de marketing. No presente artigo, trabalhou no desenvolvimento teórico do texto, contribuindo para o seu enquadramento teórico e redação.

Paulo Ribeiro Cardoso, Universidade Fernando Pessoa e Universidade Lusíada do Porto

Doutorado em Publicidade e Relações-Públicas pela Universidade Autónoma de Barcelona. Professor Associado na Universidade Fernando Pessoa (Porto, Portugal) e Professor Auxiliar na Universidade Lusíada do Porto (Portugal). Consultor nas áreas da pesquisa de marketing, estratégia de marca e planeamento de comunicação. No presente artigo, desenvolveu o modelo conceptual, realizou a análise estatística de dados e contribuiu para a redação.

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Publicado

2023-12-29

Como Citar

Simões, E., Gomes de Sousa, J., Fonseca, M. J., & Ribeiro Cardoso, P. (2023). Publicidade e inclusão social: perceção dos consumidores e influência na intenção de compra. Comunicação Mídia E Consumo, 20(59). https://doi.org/10.18568/cmc.v20i59.2833

Edição

Seção

Artigos