Moda, Magreza e Empoderamento Feminino:

o consumo de cigarros como estilo de vida da mulher moderna nos EUA.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v20i58.2849

Palavras-chave:

cigarros, corpo magro, neoliberalismo, biopolítica, feminismo

Resumo

Nosso objetivo é verificar a atuação da comunicação publicitária como uma convocação biopolítica para a magreza corporal, e para um estilo de vida que associa magreza, moda e empoderamento feminino por meio do consumo de cigarros, entre as décadas de 1920 a 1990 nos Estados Unidos. Para isso, analisamos um material empírico composto por anúncios de cigarros voltados para mulheres de três marcas estadunidenses (Lucky Strike, Max e Virgínia Slims), veiculados em dois períodos (1920-1930 e 1970-1990). Como procedimento teórico-metodológico, nos guiaremos pelas reflexões sobre biopolítica (FOUCAULT, 2001, 2009), convocações biopolíticas (PRADO, 2013), corpo feminino, beleza e pressão estética (BORDO, 1993; FEATHERSTONE, 1991), e estigma ao corpo gordo (FARREL, 2011; FRASER, 2009). Esses anúncios evidenciam uma biopolítica que atua sobre o corpo da população feminina em dois momentos, primeiro para o corpo magro, na década de 1920, e depois, nas décadas de 1980 e 1990, para o estilo de vida moderno. Também evidenciam um paradoxo em "escolher" engajar-se em práticas que, em última instância, reforçam as normas do corpo, indo contra a liberdade e igualdade de direitos que as mulheres haviam conquistado até então.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AIRES, A. De gorda a plus size: a produção biopolítica do corpo nas culturas do consumo – entre Brasil e EUA. Tese (Doutorado em Comunicação e Práticas de Consumo), Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), São Paulo, 2019.

BACCEGA, M. A. Construindo a cidadania nas interrelações comunicação, educação e consumo. Conexiones. Revista Iberoamericana de Comunicación, v. 2, p. 20-29, 2010.

BORDO, S. Unbearable weight: feminism, western culture, and the body. Berkeley: University of California Press,1993.

CANCLINI, N. G. Consumidores e cidadãos – conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1996.

FARRELL, A. E. Fat shame: stigma and the fat body in American culture. New York: New York University Press, 2011.

FEATHERSTONE, M. Ageing, the Life Course and the Sociology of Embodiment. In: ________.The Body: social process and cultural theory. London: Sage, 1991.

FOUCAULT, M. Em defesa da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

FOUCAULT, M. História da sexualidade 1: A vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 2001.

FRASER, L. The inner corset: A brief history of fat in the United States. In: HAN, B.-C. Sociedade do cansaço. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.

LAZZARATO, M. As revoluções do capitalismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.

LEAL, T.; FREIRE FILHO, J.; ROCHA, E. Torches of Freedom: mulheres, cigarros e consumo. Comunicação Mídia e Consumo, v. 13, n. 38, p. 48-72, 2016. DOI:10.18568/cmc.v13i38.1245.

PRADO, J. L. A. Convocações biopolíticas dos dispositivos comunicacionais. São Paulo: EDUC/Fapesp, 2013.

ROTHBLUM, E.; SOLOVAY, R. (Ed.). The fat studies reader. N. York: NYU Press, 2009.

PELBART, P. P. Vida capital. São Paulo: Iluminuras, 2011.

VIGARELLO, G. As metamorfoses do gordo: história da obesidade no Ocidente: da Idade Média ao século XX. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

Publicado

2023-08-30

Como Citar

Aires, A. (2023). Moda, Magreza e Empoderamento Feminino:: o consumo de cigarros como estilo de vida da mulher moderna nos EUA. Comunicação Mídia E Consumo, 20(58). https://doi.org/10.18568/cmc.v20i58.2849

Edição

Seção

Artigos