"Gorda": mapeamentos e correlações sobre um corpo abjeto a partir da ferramenta Google Trends

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v21i62.2950

Palavras-chave:

Banco de dados, Mapeamento, Gorda

Resumo

O presente estudo discute as associações atribuídas ao corpo gordo por meio das buscas na web em território brasileiro, tendo como principal objetivo mapear as buscas que utilizam a palavra “gorda” por meio do Google Trends. Para a realização do mapeamento, e a fim de melhor compreender as dinâmicas entre os usuários do Google e seu banco de dados, foi utilizada a Teoria Ator-Rede. Adicionalmente, este artigo contou com análises que abordaram o corpo gordo numa perspectiva de vigilância, de acordo com Foucault, e de corpo abjeto seguindo Butler. Percebeu-se que os adjetivos utilizados nas buscas com a palavra gorda implicam em um local de abjeção às mulheres gordas, criando correlações com outras minorias, também consideradas abjetas. Como achado principal, confirma-se que as buscas brasileiras na web sobre as mulheres gordas são discriminatórias.

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Biografia do Autor

Carolina Dantas de Figueiredo, Universidade Federal de Pernambuco

Carolina Dantas de Figueiredo: Doutora em Comunicação Social pela Universidade Federal de Pernambuco e Mestre em Sociologia pela mesma universidade. Professora do Departamento de Comunicação Social e membro do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Pernambuco. Autora do livro Admirável Comunicação Nova: Um estudo sobre a comunicação nas distopias literárias. Realiza pesquisas sobre comunicação, ambientes virtuais e inteligências artificiais. E-mail: carolina.figueiredo@ufpe.br.  ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6611-2038

Juliana Maia Albuquerque Pessoa, Universidade Federal de Pernambuco

Jornalista graduada pela Universidade Federal de Pernambuco. Estudante de Mestrado na linha de pesquisa de Mídias, Linguagens e Processos Sociopolíticos no Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco. Desenvolve estudos nas áreas de banco de dados, redes sociais e minorias sociais, com foco no corpo gordo e em suas interseccionalidades.

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Publicado

2024-12-26

Como Citar

Dantas de Figueiredo, C., & Maia Albuquerque Pessoa, J. (2024). "Gorda": mapeamentos e correlações sobre um corpo abjeto a partir da ferramenta Google Trends. Comunicação Mídia E Consumo, 21(62). https://doi.org/10.18568/cmc.v21i62.2950

Edição

Seção

Artigos