"Gorda": mapeamentos e correlações sobre um corpo abjeto a partir da ferramenta Google Trends
DOI:
https://doi.org/10.18568/cmc.v21i62.2950Palavras-chave:
Banco de dados, Mapeamento, GordaResumo
O presente estudo discute as associações atribuídas ao corpo gordo por meio das buscas na web em território brasileiro, tendo como principal objetivo mapear as buscas que utilizam a palavra “gorda” por meio do Google Trends. Para a realização do mapeamento, e a fim de melhor compreender as dinâmicas entre os usuários do Google e seu banco de dados, foi utilizada a Teoria Ator-Rede. Adicionalmente, este artigo contou com análises que abordaram o corpo gordo numa perspectiva de vigilância, de acordo com Foucault, e de corpo abjeto seguindo Butler. Percebeu-se que os adjetivos utilizados nas buscas com a palavra gorda implicam em um local de abjeção às mulheres gordas, criando correlações com outras minorias, também consideradas abjetas. Como achado principal, confirma-se que as buscas brasileiras na web sobre as mulheres gordas são discriminatórias.