Cenas, fabulações e bricolagens: uma aposta teórico-metodológica descolonizadora para pesquisas em Comunicação

A decolonizing theoretical-methodological approach for research in Communication

Autores

  • Francine Altheman Escola Superior de Propaganda e Marketing

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v21i62.3007

Palavras-chave:

Método da cena, Método da igualdade, Fabulação, Bricolagem, Estética e comunicação

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão que busca organizar um caminho teórico-metodológico para pesquisas em comunicação, especialmente aquelas que se configuram em torno de imagens, coletivos e estética, correlacionando os métodos da igualdade e da cena, propostos por Rancière, bem como suas fabulações e experiências emancipadoras. Para isso, trago as observações ensejadas em pesquisas que tatearam essa abordagem e os aspectos preliminares que envolvem essa aposta num processo de pesquisa que se deixa afetar pelo objeto pesquisado. Assim, a proposta é investir em uma espécie de bricolagem, reconstruindo cenas com as diversas peças disponíveis ao pesquisador, o que envolve um reenquadramento do olhar e uma poética do conhecimento para que as cenas se descortinem, formulada a partir de um processo anti hierárquico e descolonizador.

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Publicado

2024-12-26

Como Citar

Altheman, F. (2024). Cenas, fabulações e bricolagens: uma aposta teórico-metodológica descolonizadora para pesquisas em Comunicação: A decolonizing theoretical-methodological approach for research in Communication. Comunicação Mídia E Consumo, 21(62). https://doi.org/10.18568/cmc.v21i62.3007

Edição

Seção

Dossiê - Produção, circulação e consumo de imagens produzidas em coletividade e a fabulação do comum

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