Anárquico, punk, “sem etiqueta”: o skate nas revistas Fluir e Yeah!

Autores

  • Rafael Fortes Federal de Minas Gerais (UFMG).
  • Leonardo Brandão Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP)

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v10i27.306

Palavras-chave:

revista, mídia de nicho, anos 1980, skate, esporte

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as representações do skate em dois veículos brasileiros – Fluir e Yeah! –, nos anos 1980, com o método de análise de conteúdo. Isto é feito a partir da trajetória de uma figura-chave na cobertura midiática da modalidade no período: Paulo “Anshowinhas” de Oliveira Brito. Ele começou em Fluir no ano de 1983 e, em 1986, criou sua própria publicação – Yeah!. A análise permite lançar luz sobre aspectos relevantes da relação entre mídia, juventude e cultura na década de 1980

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Biografia do Autor

Rafael Fortes, Federal de Minas Gerais (UFMG).

Doutor em Comunicação. Professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É um dos coordenadores do Sport: Laboratório de História do Esporte e do Lazer da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Leonardo Brandão, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP)

Doutor em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e membro do grupo de estudos “A condição corporal”.

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Publicado

2013-06-04

Como Citar

Fortes, R., & Brandão, L. (2013). Anárquico, punk, “sem etiqueta”: o skate nas revistas Fluir e Yeah!. Comunicação Mídia E Consumo, 10(27), 211–236. https://doi.org/10.18568/cmc.v10i27.306