A publicidade contemporânea e o paradigma da perversão

Autores

  • Julio Cesar Lemes de Castro Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v11i30.478

Palavras-chave:

Publicidade, Consumo, Perversão, Fetichismo, Verleugnung

Resumo

A partir do modelo psicanalítico da estrutura perversa, cujo mecanismo fundamental é a Verleugnung (desmentido), o artigo propõe-se a articular as características mais gerais da publicidade contemporânea. Destacam-se, entre elas, a cumplicidade com o consumidor, a sutileza da mensagem, a ocultação da falta pelo fetiche, a mudança no papel da autoridade, a ilusão de onipotência do consumidor, o deslocamento de ênfase do desejo para o gozo, a normalização da transgressão e a plasticidade da identidade.

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Biografia do Autor

Julio Cesar Lemes de Castro, Universidade de São Paulo

Pesquisador de pós-doutorado em Psicologia Social do Instituto de Psicologia da USP, com bolsa FAPESP. Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP.

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Publicado

2014-04-23

Como Citar

Castro, J. C. L. de. (2014). A publicidade contemporânea e o paradigma da perversão. Comunicação Mídia E Consumo, 11(30), 181–198. https://doi.org/10.18568/cmc.v11i30.478