Representações da propaganda por afro-descendentes em Florianópolis
DOI:
https://doi.org/10.18568/cmc.v2i5.54Resumo
O objetivo principal deste artigo é o de apresentar e discutir os principais resultados de uma investigação, feita entre 2003- 2004, acerca das maneiras como afro-descendentes, na cidade de Florianópolis, identificaram-se em comerciais televisivos que os representam, como se viram pertencendo a categorias sociais e étnicas, tendo em vista seus próprios contextos e espaços sociais onde se deram suas experiências práticas. Pretendo aqui discutir usos estéticos e sócio-culturais das imagens e mensagens publicitárias e seus significados, tomando as percepções desses afro-descendentes sobre as representações destas categorias étnicas e sociais como focos de análise. Palavras-chave: Afro-descendentes; negros; mídia; propaganda; representações. ABSTRACT The main purpose of this article is to present and discuss the main results of an investigation carried on in 2003-2004, about the ways that African descendants in the city of Florianópolis identified themselves with TV commercials where they are shown, how they saw themselves belonging to social and ethnical categories, considering their own environment and the spaces where all their practical experiences took place. I intend to discuss aesthetical, social and cultural uses of advertising images and messages and their meaning, taking the perceptions of African descendants about social and ethnical representations as the focus of analysis. Keywords: African descendants; media; advertising; representationsDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2008-09-18
Como Citar
da Silva, M. (2008). Representações da propaganda por afro-descendentes em Florianópolis. Comunicação Mídia E Consumo, 2(5), 221–241. https://doi.org/10.18568/cmc.v2i5.54
Edição
Seção
Artigos