A mídia e a representação do corpo: leitura crítica dos meios de comunicação

Autores

  • Roseane Andrelo Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP
  • Ligia Beatriz Carvalho de Almeida Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v12i34.797

Palavras-chave:

Mídia-educação, Consumo, Representação do corpo, Beleza, Revista

Resumo

Neste texto são oferecidas referências teórico-práticas para o desenvolvimento de ações de mídia-educação com jovens. O objetivo é elevar a criticidade na relação do jovem com a mídia, principalmente quando há entrelaçamento entre a estetização do corpo e os temas pautados pelos meios de comunicação. Assim, expõe-se um relato de experiência desenvolvida em escola de ensino médio e apresenta-se uma sugestão de atividade a ser aplicada em ambientes educativos, ambas com foco na construção da imagem feminina.

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Biografia do Autor

Roseane Andrelo, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Doutorado em Educação Escolar, pela Unesp de Araraquara. Desenvolveu estágio na Université Paris III - Sorbonne Nouvelle, como bolsista da CAPES. É professora da graduação e da pós-graduação da Universidade Estadual Paulista, campus de Bauru.

Ligia Beatriz Carvalho de Almeida, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho. Professora Assistente da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Educação e Comunicação, atuando com: educomunicação, gestão da comunicação, rádio, televisão, relações públicas, publicidade.

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Publicado

2015-08-28

Como Citar

Andrelo, R., & Almeida, L. B. C. de. (2015). A mídia e a representação do corpo: leitura crítica dos meios de comunicação. Comunicação Mídia E Consumo, 12(34), 46–66. https://doi.org/10.18568/cmc.v12i34.797

Edição

Seção

Artigos