Consumo midiático juvenil em experiências cosmopolitas: entre o entretenimento global e as práticas locais
DOI:
https://doi.org/10.18568/cmc.v13i36.1047Palavras-chave:
Consumo midiático, Cosmopolitismo, Entretenimento, Global, LocalResumo
Este artigo apresenta como proposta a discussão sobre a conexão entre consumo midiático juvenil e experiências cosmopolitas. Trata-se de parte constituinte do projeto de pesquisa “Cosmopolitismos juvenis. Projeto Brasil. Etapa 1: Concepções e práticas cosmopolitas em jovens universitários brasileiros”, sediado pela ESPM-SP, vinculado ao projeto internacional “Cosmopolitismo Cultural dos Jovens”. O recorte enfatizado está ancorado em uma base reflexiva sobre (1) o consumo midiático e a realidade do entretenimento global; e (2) as possibilidades de experiências cosmopolitas por meio das práticas locais. Analisando as narrativas de jovens de São Paulo, verificamos a formação de experiências cosmopolitas prioritariamente estéticas, que poderiam ser denominadas de amadoras, como caminho para um processo reflexivo de alteridade.
Downloads
Referências
APPADURAI, A. Disjunção e diferença na economia global. In: FEATHERSTONE, M. (Org.). Cultura global. Petrópolis: Vozes, 1994.
BECK, U. Qu’est-ce que le Cosmopolitisme? Paris: Aubier, 2006.
BOURDIEU, P. A Distinção: Crítica Social do Julgamento. São Paulo: Edusp, 2007.
CANCLINI, N. G. Consumo, Acesso e Sociabilidade. Comunicação, Mídia e Consumo, São Paulo, v. 6, n. 16, p. 111-127, jul. 2009.
CANCLINI, N. G. Leitores, Espectadores e Internautas. São Paulo: Iluminuras, 2008.
CASTRO, G. Entretenimento, sociabilidade e consumo nas redes sociais: cativando o consumidor-fã. In: ROCHA, R.; CASAQUI, V. (Org.). Estéticas midiáticas e narrativas do consumo. Porto Alegre: Sulina, 2013.
CICCHELLI, V.; OCTOBRE, S. A Cosmopolitan Perspective of Globalization: cultural and aesthetic consumption among young people. Studies of Changing Societies: comparative and interdisciplinary focus, SCS Journal. v. 3, n. 7, p. 3-23, 2013.
CICCHELLI, V.; OCTOBRE, S. Sur le Cosmopolitisme Esthétique chez les Jeunes. Le Débat. n. 183, p. 101-109, Paris: Gallimard, 2015.
CICCHELLI, V.; OCTOBRE, S.; RIEGEL, V. Reflections on global culture and aesthetic cosmopolitanism. Global Studies Journal, v. 9, n. 1, p. 55-70, 2016.
COVALESKI, R. Publicidade Híbrida. Curitiba: Maxi, 2010.
DEBORD, G. A Sociedade do Espetáculo: comentários sobre a sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
GERMANN MOLZ, J. Cosmopolitanism and Consumption. In: ROVISCO, M.; NOWICKA, M. (Eds.). The Ashgate Research Companion to Cosmopolitanism. [s.l.]: Routledge, 2011. p. 33-52.
HANNERZ, U. Cosmopolitans and locals in world culture. In: FEATHERSTONE, M. (Ed.). Global Culture. Londres: Sage, 1990.
JACKS, N. et al. Jovem e Consumo Midiático: dados preliminares do estudo piloto e da pesquisa exploratória. In: XXIII ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS. Anais... Belém, 2014.
JACKS, N. et al.; ESCOSTEGUY, A. C. Comunicação e Recepção. São Paulo: Hacker, 2005.
JAMESON, F. Pós-modernismo: a lógica cultural do capitalismo tardio. São Paulo: Ática, 1996.
KELLNER, D. Media Spectacle. Califórnia: Routledge, 2003.
LIPOVETSKY, G.; SERROY, J. A Tela Global: mídias culturais e cinema na era hipermoderna. Porto Alegre: Sulina, 2009.
MARTEL, F. Mainstream: a guerra global das mídias e das culturas. São Paulo: Civilização Brasileira, 2012.
MIRRLEES, T. Global Entertainment Media: between cultural imperialism and cultural globalization. Nova York: Routledge, 2013.
PAPASTERGIADIS, N. Cosmopolitanism and Culture. Cambridge: Polity, 2012.
ROBERTSON, R. Globalization: social theory and global culture. Londres: Sage, 1992.
SASSATELLI, M. Festivals, Museums, Exhibitions: aesthetic cosmopolitanism in the cultural public sphere. In: DELANTY, Gerard (Ed.). Handbook of Cosmopolitan Studies. Londres: Routledge, 2012. p. 233-244.
SIMMEL, G. On Individuality and Social Forms. Chicago: University of Chicago Press, 1971.
SKRBIS, Z.; WOODWARD, I. Cosmopolitanism: uses of the idea. Londres: Sage, 2013.
URRY, J. Consuming Places. Londres: Routledge, 1995.