Consumo midiático juvenil em experiências cosmopolitas: entre o entretenimento global e as práticas locais

Wilson Roberto Bekesas, Viviane Riegel, Renato Vercesi Mader

Resumo


Este artigo apresenta como proposta a discussão sobre a conexão entre consumo midiático juvenil e experiências cosmopolitas. Trata-se de parte constituinte do projeto de pesquisa “Cosmopolitismos juvenis. Projeto Brasil. Etapa 1: Concepções e práticas cosmopolitas em jovens universitários brasileiros”, sediado pela ESPM-SP, vinculado ao projeto internacional “Cosmopolitismo Cultural dos Jovens”. O recorte enfatizado está ancorado em uma base reflexiva sobre (1) o consumo midiático e a realidade do entretenimento global; e (2) as possibilidades de experiências cosmopolitas por meio das práticas locais. Analisando as narrativas de jovens de São Paulo, verificamos a formação de experiências cosmopolitas prioritariamente estéticas, que poderiam ser denominadas de amadoras, como caminho para um processo reflexivo de alteridade.


Palavras-chave


Consumo midiático; Cosmopolitismo; Entretenimento; Global; Local

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DOI: http://dx.doi.org/10.18568/cmc.v13i36.1047

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