A religião dos celulares: consumo de tecnologia como expressão de fé entre evangélicos e umbandistas
DOI:
https://doi.org/10.18568/cmc.v12i35.1048Palavras-chave:
Telefones celulares, Bluetooth, Consumo, Evangélicos, UmbandaResumo
Ao longo de onze meses de trabalho de campo em um bairro de camadas populares em Florianópolis, pude constatar importantes conexões entre o consumo de telefones celulares e a vivência da religiosidade entre evangélicos e umbandistas. Neste artigo, exploro as maneiras pelas quais os telefones celulares estão presentes no discurso e nas práticas religiosas desses dois grupos, percebendo o celular tanto como mediador positivo quanto negativo. A partir da análise do material etnográfico, argumento que a associação entre religião e uso de telefones celulares, além de aliviar a experiência da pobreza, traz renovadas possibilidades de expressão da identidade religiosa. Sugiro também que a dimensão política está presente, na medida em que suas funcionalidades – em especial o bluetooth e o SMS - auxiliam na disseminação do discurso religioso e na obtenção de novos adeptos.
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