Lugares da crítica na cultura midiática

Autores

  • Rosana de Lima Soares Universidade de São Paulo - USP, São Paulo, SP
  • Gislene da Silva Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Florianópolis, SC

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v13i37.1140

Palavras-chave:

Crítica de mídia, Práticas discursivas, Cultura audiovisual, Produção jornalística

Resumo

Desde a constituição do lugar da crítica como campo teórico, a partir do surgimento de diversos circuitos culturais de produções artísticas, discute-se muito sobre quem deve e/ou pode fazer a crítica, juízos e valores, finalidades e, mais especialmente, sobre formação de público. No caso específico do incipiente campo de pesquisa da crítica de mídia, tais questões também nos são postas, com destaque para o mesmo movimento pendular historicamente observado em outras instâncias de apreciação de produção cultural, aquele entre teorias abrangentes e análises particulares. Na perspectiva maior do estudo de aportes teóricos, metodológicos e técnicos para uma crítica cultural da mídia, este artigo tem como objetivo discutir a percepção de critérios e valores próprios da crítica de mídia, a interação social entre crítico e públicos, e as teorias da crítica, sempre considerando na grande diversidade de objetos empíricos midiáticos o compartilhamento menos afastado entre produtores e receptores. 

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Biografia do Autor

Rosana de Lima Soares, Universidade de São Paulo - USP, São Paulo, SP

Professora livre-docente da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, com pós-doutorado no King’s College London (Inglaterra). Líder do Grupo de Pesquisa Crítica de Mídia e Práticas Culturais. Bolsista de Produtividade em Pesquisa (CNPq).

Gislene da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Florianópolis, SC

Professora do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina, com pós-doutorado na ECA-USP e na Universidad Complutense de Madrid (Espanha). Líder do Grupo de Pesquisa Crítica de Mídia e Práticas Culturais. Bolsista de Produtividade em Pesquisa (CNPq).

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Publicado

2016-09-01

Como Citar

Soares, R. de L., & da Silva, G. (2016). Lugares da crítica na cultura midiática. Comunicação Mídia E Consumo, 13(37), 9–28. https://doi.org/10.18568/cmc.v13i37.1140

Edição

Seção

Artigos