Diálogos estabelecidos entre Brasil e Espanha acerca da representação midiática dos brasileiros e das brasileiras

Camilla Costa Rocha

Resumo


A resenha apresenta uma síntese dos principais eixos da pesquisa de doutoramento realizada pela autora Maria Badet Souza que resultou na obra Periodismo e imaginários. Brasil, más allá de lo tropical y lo sensual. A obra colabora de maneira consistente para os estudos de recepção midiática e de coletivos de imigrantes. Partindo desses referenciais a autora adentra em questões que ganham relevo em sua pesquisa, quais sejam, a representação social do Brasil na Espanha, a percepção dos espanhóis em relação aos coletivos de imigrantes brasileiros e, ao nosso ver, de maneira ainda mais enfática e contributiva, a autora introduz a questão da recepção da figura midiática da mulher brasileira junto a 120 jovens.


Palavras-chave


Estudos de recepção; Mídia; Mulher brasileira

Texto completo:

PDF PDF (English)

Referências


AGUADED, J. I. Convivir con la televisión. Familia, educación y competencia televisiva en niños y jóvenes. Barcelona: Paidós, 1999.

AGUADED, J. I. Televisión y telespectadores. Huelva: Grupo Comunicar Ediciones, 2000.

CHILLÓN, A. La urdimbre mitopoética de la cultura mediática. Analisis, Quaderns de comunicación i cultura, Espanha, n. 24, p. 121-159, 2000.

COGO, D. Los Estudios de Recepción en América Latina: perspectivas teórico-metodológicas. Portal de la Comunicación. Instituto de la Comunicación (InCOM) de la UAB (Universidade Autônoma de Barcelona), Barcelona, 2009. Disponível em: http://www.portalcomunicacion.com:80/esp/n_aab_lec_1.asp?id_llico=48. Acesso em: dez. 2015.

DUCH, L. Antropología de la comunicación. Analisis. Quaderns de comunicación i cultura, Espanha, n. 29, p. 21- 40, 2002.

MACHADO, I. J. Imigrantes brasileiros no Porto. Aproximação à perenidade de ordens raciais e coloniais portuguesas. Portugal: Lusotopie, 2004. Disponível em: http://www.lusotopie.sciencespobordeaux.fr/machado2004.pdf. Acesso em: dez. 2015.

MARTÍN-BARBERO, J. De los medios a las mediaciones: Comunicación, cultura y hegemonia. México: Gustavo Gilli, 1987.

MORLEY, D. Televisión, audiências y estudios culturales. Argentina: Amarrortu editores, 1996.

NASH, M. Representaciones culturales, imaginários y comunidade imaginada en la interpretación del universo intercultural. En: I Training Seminar de jóvenes investigadores en Dinámicas interculturales. Barcelona: Fundación Cidob. 2008

OROZCO, G. Dialéctica de la mediación televisiva – estructuración de estratégias de recepción por los televidentes. Anàlisis, Barcelona, n. 15, p. 31 – 44, 1993.

RIBEIRO, G. L. (1998). “Identidade Brasileira no Espelho Interétnico. Essencialismos e Hibridismos em San Francisco”. In: Série Antropologia, Brasília, vol. 241. Disponível em: http://www.unb.br/ics/dan/Serie241empdf.pdf. Acesso em: dez, 2015.

RIBEIRO, G. L. Tropicalismo e Europeísmo. Modos de representar o Brasil e a Argentina. In: Frigerio, A.; Ribeiro, G. (org.). Argentinos e Brasileiros. Encontros, Imagens e Estereótipos. Petrópolis: Vozes, 2002.




DOI: http://dx.doi.org/10.18568/cmc.v13i37.1142

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Comunicação Mídia e Consumo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Diretórios e Indexadores: REVCOM l UNIVERCIENCIA l Sumários.org l LIVRE l Latindex l EBSCO l CENGAGE Learning l DOAJ l IBICT/SEER l Portal de Periódicos da CAPES l Diadorim  | 

Rua: Dr. Álvaro Alvim, 123 - Vila Mariana - São Paulo - SP

CEP: 04018-010 - e-mail: revistacmc@espm.br