Allah in Deutschland?”: representações da comunidade islâmica na revista Der Spiegel
DOI:
https://doi.org/10.18568/cmc.v5i14.137Resumo
Pretende-se apontar alguns elementos para a análise da forma como a comunidade islâmica na Alemanha é representada na revista Der Spiegel. O objetivo último é analisar como os meios de comunicação social espelham as potencialidades e os limites de alguns conceitos que têm sido fundamentais na modernidade e que parecem estar sendo questionados na pós-modernidade, nomeadamente, o próprio conceito de modernidade, mas também os de secularização e dos direitos humanos. Palavras-chave: Modernidade; colonialidade; secularização; gênero e direitos humanos. Resumen Se pretende señalar algunos elementos necesarios para analizar la manera en que la comunidad islámica en Alemania está representada en la revista Der Spiegel. El objetivo último es analizar cómo los medios de comunicación social reflejan las potencialidades y los límites de algunos conceptos que han sido fundamentales en la modernidad y que parecen estar cuestionados en la postmodernidad, principalmente el propio concepto de modernidad, pero también los conceptos de secularización y de los derechos humanos. Palabras-clave: Modernidad; colonialidad; secularización; género y derechos humanos. Abstract The text aims to identify some useful elements for the analysis of the representations of the Islamic community in Germany present in the magazine Der Spiegel. The final aim is to analyse how media reflect the potentialities and limits of some of the basic concepts of modernity which are under fire in postmodern times, such as “modernity” itself, but also “secularization” and “human rights”. Keywords: Modernity; coloniality; secularization; gender and human rights.Downloads
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Publicado
2009-09-02
Como Citar
Toldy, T. M. L. de A. M. (2009). Allah in Deutschland?”: representações da comunidade islâmica na revista Der Spiegel. Comunicação Mídia E Consumo, 5(14), 33–53. https://doi.org/10.18568/cmc.v5i14.137
Edição
Seção
Dossiê - Pensamento comunicacional latino-americano – desafios e perspectivas da des-ocidentalização no Sul Global