Subjetivação e consumo em sites de relacionamento

Marta de Araújo Pinheiro

Resumo


Resumo
Construção de perfis, customização das páginas pessoais, compartilhamento de bens culturais nas redes sociais na internet vêm transformando as relações entre subjetivação, cultura e consumo. A progressiva liberação da associação do consumo às categorias de classe social, estilos de vida e atualização do self permite aproximá-lo do conceito
de governabilidade. Como estudo de caso, o site de relacionamentos Myspace.com.
Palavras-chave: Sites de relacionamentos; consumo; Myspace.com.

Resumen
La construcción de perfiles, la adaptación de las páginas personales, y el compartimiento de bienes culturales en las redes sociales de Internet están transformando las relaciones entre subjetivación, cultura y consumo.
La liberación progresiva de la asociación del consumo a las categorías de clases sociales, estilos de vida y auto-actualización permite aproximarlo al concepto de gobernabilidad. Se utiliza la red Myspace.
com como estudio de caso.
Palabras-clave: Red social; consumo; Myspace.com.

Abstract
Profiles construction, personal web pages customization and the sharing of cultural products over internet social network are changing the relations between subjectivation, culture and consumption. The continuous liberation of the association of consumption to the categories of social classes, lifestyles and self-actualization allows us to consider the self closer
to the concept of governmentality. The network MySpace.com is taken as a case study.
Keywords: Social networks; consumption; MySpace.com.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18568/cmc.v5i14.139

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Comunicação Mídia e Consumo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Diretórios e Indexadores: SCOPUS lREVCOM l UNIVERCIENCIA l Sumários.org l LIVRE l Latindex l EBSCO l CENGAGE Learning l DOAJ l IBICT/SEER l Portal de Periódicos da CAPES l Diadorim  |  

Rua: Dr. Álvaro Alvim, 123 - Vila Mariana - São Paulo - SP

CEP: 04018-010 - e-mail: revistacmc@espm.br