Ciência em narrativas publicitárias: estratégias na TV aberta

Autores

  • Maria Ataide Malcher Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Programa de Pós-Graduação Comunicação Cultura e Amazônia. http://orcid.org/0000-0003-4687-1840
  • Weverton Raiol Universidade Federal do Pará, Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão, Laboratório de Pesquisa e Experimentação em Multimídia http://orcid.org/0000-0001-5539-0112

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v15i42.1543

Palavras-chave:

Publicidade, Ciência, Narrativa, TV aberta

Resumo

Neste artigo apresentamos nove estratégias de uso da ciência em anúncios publicitários televisivos. Entendendo a publicidade como uma narrativa articulada ao nosso cotidiano, portanto, uma mediação de processos de comunicação e uma construtora de modelos, desenvolvemos a pesquisa seguindo a proposta de Motta (2013) para análise comunicacional de narrativas. A partir de sete movimentos analíticos, identificamos as seguintes estratégias: (i) os componentes científicos; (ii) os ambientes científicos; (iii) o convite à experimentação; (iv) a relação com a inovação; (v) a ficção e a realidade; (vi) as animações e ilustrações científicas; (vii) os cientistas e especialistas como personagens; (viii) as celebridades como personagens; (ix) os não especialistas como personagens.

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Biografia do Autor

Maria Ataide Malcher, Universidade Federal do Pará, Instituto de Letras e Comunicação, Programa de Pós-Graduação Comunicação Cultura e Amazônia.

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Professora do Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará e do Programa de Pós-Graduação em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde da Fundação Oswaldo Cruz.

Weverton Raiol, Universidade Federal do Pará, Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão, Laboratório de Pesquisa e Experimentação em Multimídia

Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade Federal do Pará. Pesquisador do Laboratório de Pesquisa e Experimentação em Multimídia do Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão da Universidade Federal do Pará.

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Publicado

2018-04-26

Como Citar

Malcher, M. A., & Raiol, W. (2018). Ciência em narrativas publicitárias: estratégias na TV aberta. Comunicação Mídia E Consumo, 15(42), 156–181. https://doi.org/10.18568/cmc.v15i42.1543

Edição

Seção

Artigos