A simbiose entre religião e mercado: o sagrado como efeito de discurso

Autores

  • Ronivaldo Moreira de Souza Doutor pela Universidade Metodista de São Paulo - Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social. Pós-doutorando em Comunicação Social pela Universidade Paulista. http://orcid.org/0000-0002-2124-9986

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v15i44.1730

Palavras-chave:

Comunicação, Consumo, Religião, Análise do Discurso, Igreja Universal do Reino de Deus

Resumo

Este artigo investiga a relação de simbiose entre religião e mercado cristalizada no discurso da Igreja Universal do Reino de Deus. Tendo como embasamento teórico as perspectivas do campo das Ciências das Religiões e do Consumo, neste artigo, especificamente, propomos investigar, por um lado, o sagrado como um efeito de discurso presente na narrativa publicitária para construção da natureza transcendente e da sacralização de produtos; por outro lado, pensar no sagrado como um efeito de discurso também nos permite analisar como a religião, por um processo inverso, transforma sua doutrina transcendente em produtos disponibilizados para consumo dos fiéis/consumidores. Adotamos como metodologia os pressupostos teórico-metodológicos da Análise do Discurso de Escola Francesa.

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Biografia do Autor

Ronivaldo Moreira de Souza, Doutor pela Universidade Metodista de São Paulo - Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social. Pós-doutorando em Comunicação Social pela Universidade Paulista.

Graduado em Comunicação Social/Jornalismo, mestre em Ciências das Religiões, doutor em Comunicação Social. Pós-doutorando em Comunicação Social pela Universidade Paulista. Investiga as relações entre religião e consumo como sistema produtores de sentidos nas interações comunicacionais.

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Publicado

2018-12-13

Como Citar

Souza, R. M. de. (2018). A simbiose entre religião e mercado: o sagrado como efeito de discurso. Comunicação Mídia E Consumo, 15(44), 574–597. https://doi.org/10.18568/cmc.v15i44.1730