Comunicação e educação na era digital: reflexões sobre estética e virtualização
DOI:
https://doi.org/10.18568/cmc.v7i19.196Palavras-chave:
Digitalização da Informação, Indústria Cultural, Comunicação e EducaçãoResumo
Com fundamento na hipótese de que o suporte de comunicação eas descobertas relacionadas aos processos de produção, difusão e de recepção de conteúdos interpelam historicamente as transformações das condições de sensorialidade e de inteligência, a exposição apresenta como objetivo destacar as interfaces entre Comunicação e Educação decorrentes das linguagens das mídias digitais, tendo como eixo a relação da técnica com a estética. Em função das mudanças sociotécnicas e culturais advindas com a internet, que atuam decisivamente nas condições de formação das novas gerações, cabe interpretar alguns fenômenos relacionados à digitalização da informação, com destaque para a virtualização da realidade e para a ressignificação decorrente do que seja convivência social, forma de organização do conhecimento e identidade. Com ênfase nas produções jornalísticas, a estrutura da apresentação considera reflexões sobre redes sociais, programas de animação, como também o ambiente de hipertrofia da imagem e da sensação. De fundo, os argumentos remetem à interpretação da indústria cultural hoje, e como a racionalidade técnica permeia a estrutura dos novos aparatos e atua nos processos de formação em ambientes artificializados pelas máquinas de inteligência.
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Publicado
2010-11-08
Como Citar
Costa, B. C. G. da. (2010). Comunicação e educação na era digital: reflexões sobre estética e virtualização. Comunicação Mídia E Consumo, 7(19), 87–103. https://doi.org/10.18568/cmc.v7i19.196
Edição
Seção
Dossiê - Pensamento comunicacional latino-americano – desafios e perspectivas da des-ocidentalização no Sul Global