Diversitywashing: as marcas e suas (in)coerências expressivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v17i48.2069

Palavras-chave:

Diversitywashing, Diversidade, Publicidade, Marca, Coerência expressiva

Resumo

Considerando a representação midiática de corpos e sujeitos diversos, este trabalho busca debruçar-se sobre o conceito de diversitywashing, entendendo que muitas estratégias de marca camuflam práticas inconsistentes, sobretudo em relação às rotinas produtivas da publicidade e aos rastros de estereótipos imagéticos e textuais, que revelam uma contradição daquilo que expõem discursivamente. Assim, propõe-se aqui contribuir sobre as demandas contemporâneas acerca da relação entre mídia e diversidade, avançando na noção conceitual de diversitywashing a partir da categorização de seis traços comuns desta prática à luz de pressupostos teóricos sobre performatização de si, gerenciamento de impressões e coerência expressiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Carrera, UFRJ

Professora da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (UFF) e do Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia (PPgEM/UFRN). Líder do grupo de pesquisa LIDD - Laboratório de Identidades Digitais e Diversidade (UFRJ). Doutora em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense(UFF). Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Chalini Torquato, UFRJ

Professora Adjunta na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro - ECO/UFRJ. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (PósCom/UFBA), onde também concluiu seu mestrado. É integrante do Grupo de Pesquisa em Políticas e Economia da Informação e da Comunicação (PEIC/UFRJ), do Grupo de Estudos Formas de Habitar o Presente. É coordenadora geral do projeto de extensão Semana da Diversidade da UFRJ. 

Publicado

2020-04-27

Como Citar

Carrera, F., & Torquato, C. (2020). Diversitywashing: as marcas e suas (in)coerências expressivas. Comunicação Mídia E Consumo, 17(48), 84–107. https://doi.org/10.18568/cmc.v17i48.2069

Edição

Seção

Artigos