CULTURA POP e PERFORMANCE: JOGOS IDENTITÁRIOS NOS EVENTOS DE ANIMÊ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v15i42.1560

Palavras-chave:

Eventos de animê, Cultura Pop, Performance

Resumo

A grande popularidade da cultura pop japonesa no Brasil, impulsionada pelo chamado boom dos animês nos anos 1990, levou à criação dos eventos de animê. Essas convenções, inicialmente voltadas para fãs de animações e seriados japoneses, hoje atraem neotribos, ou tribos urbanas, que se fundam no gosto por diversos segmentos da cultura pop mundial. Filiado à sociologia do cotidiano e do imaginário e apoiado em pesquisa de campo de inspiração etnográfica, este artigo parte da compreensão da estética como ética para vislumbrar o elã que permite a comunhão entre neotribos. Para tanto, são analisadas quatro atividades comuns aos eventos e que dependem da participação dos visitantes para ganharem vida: o cosplay, o animekê, os covers de k-pop e os videogames de dança. Tais atividades evidenciam modos de socialidade que produzem sentidos por meio da performance, em suas dimensões de encenação, brincadeira e jogo

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Biografia do Autor

Cíntia Sanmartin Fernandes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Pós-Doutora pela Escola de Comunicação da UFRJ e pelo Programa de Comunicação e Semiótica na PUC/SP (2007-2010), Doutora e Mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina, Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas. Ao longo do doutorado realizou Estágio no Centre DEtude sur LActuel et Le Quotidien (CEAQ) - Université René Descartes - Paris V - Sorbonne (2003). Professora adjunta da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FCS-UERJ) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM-UERJ) . Atualmente é Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGCOM-UERJ); vice-coordenadora do grupo de pesquisa Comunicação, Arte e Cidade (CAC) e pesquisadora associada junto ao Núcleo de Estudos e Projetos em Comunicação (NEPCOM-UFRJ) desenvolvendo o projeto sobre Culturas Urbanas e Comunicação no Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Sociologia Política e Comunicação, com ênfase em Teoria Social Contemporânea e Teoria da Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura, sociabilidade, cidade, cotidiano, comunicação, arte e cidadania.

Paula Travancas, Universidade do Estado do Rio de janeiro

Doutoranda e Mestre do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

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Publicado

2018-04-26

Como Citar

Fernandes, C. S., & Travancas, P. (2018). CULTURA POP e PERFORMANCE: JOGOS IDENTITÁRIOS NOS EVENTOS DE ANIMÊ. Comunicação Mídia E Consumo, 15(42), 54–75. https://doi.org/10.18568/cmc.v15i42.1560

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