Controle e valorização da liberdade de expressão no mundo do trabalho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v17i49.2084

Palavras-chave:

Liberdade de expressão, comunicação e trabalho, direitos humanos

Resumo

Neste artigo, apresentamos resultados de pesquisa realizada com trabalhadores de sete organizações, com objetivo de identificar como a liberdade de expressão é significada e vivenciada em ambientes de trabalho. Nesse sentido, utilizaramos como aportes teóricos o binômio comunicação e trabalho e os estudos ergológicos. Os dados foram coletados por meio de questionários e mostram que as organizações conferem parâmetros para a liberdade de expressão. O direito à liberdade de expressão é reconhecido e valorizado, porém os limites se inserem em contextos nos quais os trabalhadores têm pouca margem para estabelecê-los. As preocupações com danos à empresa e a manutenção da boa convivência são as principais razões apontadas para a necessidade de limites. Possíveis riscos à segurança e danos à imagem tanto de trabalhadores como das organizações se difundem como consequências de uma expressão livre.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Felício Pachi Filho, Universidade Paulista e Faculdade de Tecnologia Termomecanica

Professor de Comunicação na Universidade Paulista e na Faculdade de Tecnologia Termomecanica. Doutor em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas.

Valéria Feitosa de Moura, Faculdade de Tecnologia Termomecanica

Professora  de Administração na Faculdade de Tecnologia Termomecanica.Doutoranda em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universdade de São Paulo (FEA-USP).

Publicado

2020-07-31

Como Citar

Pachi Filho, F. F., & de Moura, V. F. (2020). Controle e valorização da liberdade de expressão no mundo do trabalho. Comunicação Mídia E Consumo, 17(49), 344–366. https://doi.org/10.18568/cmc.v17i49.2084

Edição

Seção

Artigos