Consumo pós crise do subprime. Novos tempos na internacionalização da economia brasileira

Autores

  • Leonardo Trevisan PUC/SP e ESPM

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v7i20.282

Palavras-chave:

Crise do subprime, internacionalização das empresas brasileiras, expectativas de consumo, educação e competitividade.

Resumo

A preocupação com o futuro da economia brasileira já chegou aos poetas e às revistas internacionais. Os efeitos da crise do subprime fazem parte dessa preocupação. Alguns desafios, como a internacionalização das empresas brasileiras, a atualização tecnológica da produção e as expectativas de consumo no País ganharam destaque nesse processo. A reunião do G-20, no entanto, mostrou que há diferentes métodos de lidar com a crise, preservando-se a maior influência do modo norte-americano de “fazer negócio”. A inserção brasileira na economia internacional, porém, acompanha mais o novo perfil das economias emergentes, que se desenvolve independentemente da crise. Nesse caminho, a maior dificuldade para a inserção internacional eficiente do Brasil, com manutenção da mobilidade social e da tendência de alta no consumo, continua a ser a frágil relaçãointerna entre educação e competitividade.

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Publicado

2011-01-14

Como Citar

Trevisan, L. (2011). Consumo pós crise do subprime. Novos tempos na internacionalização da economia brasileira. Comunicação Mídia E Consumo, 7(20), 215–233. https://doi.org/10.18568/cmc.v7i20.282