Cognição integrada, encadeada e distribuída: breve discussão dos modelos cognitivos na cibercultura

Autores

  • Fátima Regis ECO/UFRJ
  • Raquel Timponi ECO/UFRJ
  • Alessandra Maia FCS/UERJ

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v9i26.346

Palavras-chave:

Modelos cognitivos, Atenção, Práticas de comunicação

Resumo

Recentemente ressurge o interesse sobre o papel dos processos cognitivos na cibercultura. Os estudos sobre as transformações nos sistemas de mídias apontam que práticas comunicativas e de entretenimento demandam o uso de diversas habilidades de caráter cognitivo. O objetivo é contribuir com esses estudos, elaborando um mapeamento de três modelos cognitivos contemporâneos, capaz de embasar as práticas de comunicação da cibercultura: cognição integrada, cognição encadeada e cognição distribuída

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fátima Regis, ECO/UFRJ

Professora do PPG-Comunicação da UERJ, Doutora em Comunicação pela ECO/UFRJ, fregis@uerj.br, Coordenadora do Laboratório Comunicação, Entretenimento e Cognição (CiberCog – UERJ/CNPq).

Raquel Timponi, ECO/UFRJ

Doutoranda em Comunicação pela ECO/UFRJ, Mestre em Comunicação pela UERJ, raquel.timponi@gmail.com, Pesquisadora do Laboratório Comunicação, Entretenimento e Cognição (CiberCog – UERJ/CNPq).

Alessandra Maia, FCS/UERJ

Mestranda em Tecnologias da Comunicação e Cultura PPGCOM/UERJ. Jornalista pela FCS/UERJ e estudante de Relações Públicas FCS/UERJ. ale.led@gmail.com, Pesquisadora do Laboratório Comunicação, Entretenimento e Cognição (CiberCog – UERJ/CNPq).

Publicado

2013-01-02

Como Citar

Regis, F., Timponi, R., & Maia, A. (2013). Cognição integrada, encadeada e distribuída: breve discussão dos modelos cognitivos na cibercultura. Comunicação Mídia E Consumo, 9(26), 115–134. https://doi.org/10.18568/cmc.v9i26.346

Edição

Seção

Dossiê - Pensamento comunicacional latino-americano – desafios e perspectivas da des-ocidentalização no Sul Global