Os desafios sobre noticiar e utilizar a tecnologia na televisão: uma análise da coluna Conecte do Jornal da Globo.

Paula Regina Puhl, Willian Araújo, Aline Streck Donato

Resumo


O artigo discute a apropriação da televisão, com foco nos telejornais, das novas tecnologias digitais com base nos conceitos de convergência, narrativas transmidias, cross mídia e dados de pesquisas sobre o uso e o perfil dos usuários de Televisão e da Internet no Brasil. Optou-se para a análise seis edições da coluna Conecte do Jornal da Globo. A observação mostra que mesmo com o crescente número de pessoas com acesso à internet e aos dispositivos digitais a coluna ainda não oferece ferramentas de distribuição e participação aos usuários.


Palavras-chave


jornalismo audiovisual, telejornais, tecnologia, Jornal da Globo, Conecte

Texto completo:

PORT PDF / ESP PDF / ING PDF

Referências


ANTIKAINEN, H.; KANGAS, S.; VAINIKAINEN, S. Three views on mobile cross

media entertainment. 2004. Disponível em:

entertainment.pdf >. Acesso em: 18 mar. 2013

AQUINO, M. C. Redes Sociais como ambientes convergentes: tensionando o conceito de

convergência midiática a partir do valor visibilidade. Artigo científico apresentado ao

eixo temático “Redes Sociais, Comunidades Virtuais e Sociabilidade”, do IV Simpósio

Nacional da ABCiber em 2010.

FRANÇA, V. A televisão porosa – traços e tendências. In: FREIRE FILHO, J. (Org.). A TV

em transição: tendências de programação no Brasil e no mundo. Porto Alegre: Sulina,

p. 27-52.

FECHINE, Y. A programação da TV no cenário de digitalização dos meios: configurações

que emergem dos reality shows. In: FREIRE FILHO, J. (Org.). A TV em transição:

tendências de programação no Brasil e no mundo. Porto Alegre: Sulina, 2009. p. 139-170.

FINGER, C. Crossmedia e transmedia: desafios do telejornalismo na era da convergência

digital. Revista Em Questão, Porto Alegre, v. 18, n. 2, p. 121-132, jul./dez. 2012.

JENKINS, H. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009.

MÉDOLA, A. S.; REDONDO, L. V. A ficção televisiva no mercado digital. In: RIBEIRO,

A. P. G. (Org.). História da Televisão no Brasil: do início aos dias de hoje. São Paulo:

Contexto, 2010.

MÍDIA dados Brasil 2011. São Paulo, SP: Grupo de Mídia, 2011.

MIGUEL, D. de S. B. P.; et al. Narrativas transmídia – a ideia é só um começo: histórias para

a geração da convergência. Revista Hipertexto, LATEC/UFRJ, v. 2, n. 1, jan-jun 2012.

PRIMO, A.; CASSOL, M. Explorando o conceito de interatividade: definições e taxonomias.

Revista Informática na educação: teoria e prática/PGIE-UFRGS, Porto Alegre, v. 2, n. 2,

out. 1999.

PRIMO, A. Hipertexto cooperativo: uma análise da escrita coletiva a partir dos blogs e da

Wikipédia. Trabalho apresentado no VII Seminário Internacional da Comunicação, na

PUC/RS, em 25 de agosto de 2003, no GT “Tecnologia do Imaginário e Cibercultura”.

REZENDE, G. J. de. Telejornalismo no Brasil: um perfil editorial. São Paulo: Summus, 2000.

SITE do Jornal da Globo. Disponível em:

LA1027-16024,00.html>. Último acesso : março, 2013.

SITE da Rede Globo. Disponível em:

Pages/JornaldaGlobo.aspx>. Último acesso:março, 2013.

TOURINHO, C. Inovação no telejornalismo: o que você vai ver a seguir. Vitória: Espaço

Livros, 2009.

VIZEU, A. (Org.). A sociedade do Telejornalismo. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2008.




DOI: http://dx.doi.org/10.18568/cmc.v10i27.394

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Comunicação Mídia e Consumo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Diretórios e Indexadores: REVCOM l UNIVERCIENCIA l Sumários.org l LIVRE l Latindex l EBSCO l CENGAGE Learning l DOAJ l IBICT/SEER l Portal de Periódicos da CAPES l Diadorim  | 

Rua: Dr. Álvaro Alvim, 123 - Vila Mariana - São Paulo - SP

CEP: 04018-010 - e-mail: revistacmc@espm.br