The challenges of reporting and using technology in television: an analysis of the segment Conecte from Jornal da Globo

Authors

  • Paula Regina Puhl Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
  • Willian Araújo Doutorando em Comunicação e Informação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • Aline Streck Donato Mestre em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade Feevale.

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v10i27.394

Keywords:

Audiovisual journalism. TV news. Technology. Jornal da Globo. Conecte.

Abstract

The article discusses the appropriation of television, with a focuson telejournalism, of new technologies based on digital convergence concepts,transmedia narratives, cross media and research data on the use and profile ofusers of TV and the Internet in Brazil. We decided to analyze the observationof six editions of the segment Conecte from Jornal da Globo. The observationshows that even with the growing number of people with access to the Internetand digital devices, a consolidated television network as Globo the segment doesnot yet offer tools of distribution and participation to its users.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Paula Regina Puhl, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Graduada em Jornalismo, Mestre e Doutora em Comunicação Social pela PUCRS. Professora dos Cursos de Comunicação e do Curso Superior em Tecnologia em Produção Audiovisual na mesma instituição.

Willian Araújo, Doutorando em Comunicação e Informação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Graduado em Jornalismo pela UFSM/RS. Mestre em Processos e Manifestações Culturais na Universidade Feevale e doutorando em Comunicação e Informação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aline Streck Donato, Mestre em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade Feevale.

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Pampa. Mestre em Processos e Manifestações Culturais pela Universidade Feevale.

References

ANTIKAINEN, H.; KANGAS, S.; VAINIKAINEN, S. Three views on mobile cross

media entertainment. 2004. Disponível em: <http://www.souplala.net/show/crossmedia_

entertainment.pdf >. Acesso em: 18 mar. 2013

AQUINO, M. C. Redes Sociais como ambientes convergentes: tensionando o conceito de

convergência midiática a partir do valor visibilidade. Artigo científico apresentado ao

eixo temático “Redes Sociais, Comunidades Virtuais e Sociabilidade”, do IV Simpósio

Nacional da ABCiber em 2010.

FRANÇA, V. A televisão porosa – traços e tendências. In: FREIRE FILHO, J. (Org.). A TV

em transição: tendências de programação no Brasil e no mundo. Porto Alegre: Sulina,

p. 27-52.

FECHINE, Y. A programação da TV no cenário de digitalização dos meios: configurações

que emergem dos reality shows. In: FREIRE FILHO, J. (Org.). A TV em transição:

tendências de programação no Brasil e no mundo. Porto Alegre: Sulina, 2009. p. 139-170.

FINGER, C. Crossmedia e transmedia: desafios do telejornalismo na era da convergência

digital. Revista Em Questão, Porto Alegre, v. 18, n. 2, p. 121-132, jul./dez. 2012.

JENKINS, H. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009.

MÉDOLA, A. S.; REDONDO, L. V. A ficção televisiva no mercado digital. In: RIBEIRO,

A. P. G. (Org.). História da Televisão no Brasil: do início aos dias de hoje. São Paulo:

Contexto, 2010.

MÍDIA dados Brasil 2011. São Paulo, SP: Grupo de Mídia, 2011.

MIGUEL, D. de S. B. P.; et al. Narrativas transmídia – a ideia é só um começo: histórias para

a geração da convergência. Revista Hipertexto, LATEC/UFRJ, v. 2, n. 1, jan-jun 2012.

PRIMO, A.; CASSOL, M. Explorando o conceito de interatividade: definições e taxonomias.

Revista Informática na educação: teoria e prática/PGIE-UFRGS, Porto Alegre, v. 2, n. 2,

out. 1999.

PRIMO, A. Hipertexto cooperativo: uma análise da escrita coletiva a partir dos blogs e da

Wikipédia. Trabalho apresentado no VII Seminário Internacional da Comunicação, na

PUC/RS, em 25 de agosto de 2003, no GT “Tecnologia do Imaginário e Cibercultura”.

REZENDE, G. J. de. Telejornalismo no Brasil: um perfil editorial. São Paulo: Summus, 2000.

SITE do Jornal da Globo. Disponível em: <http://g1.globo.com/jornaldaglobo/0,,T

LA1027-16024,00.html>. Último acesso : março, 2013.

SITE da Rede Globo. Disponível em: <http://comercial2.redeglobo.com.br/programacao/

Pages/JornaldaGlobo.aspx>. Último acesso:março, 2013.

TOURINHO, C. Inovação no telejornalismo: o que você vai ver a seguir. Vitória: Espaço

Livros, 2009.

VIZEU, A. (Org.). A sociedade do Telejornalismo. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2008.

Published

2013-06-04

How to Cite

Puhl, P. R., Araújo, W., & Donato, A. S. (2013). The challenges of reporting and using technology in television: an analysis of the segment Conecte from Jornal da Globo. Comunicação Mídia E Consumo, 10(27), 35–55. https://doi.org/10.18568/cmc.v10i27.394

Issue

Section

Dossiê - Pensamento comunicacional latino-americano – desafios e perspectivas da des-ocidentalização no Sul Global