A criação de identidades virtuais através das linguagens digitais

Artur Matuck, Artur Meucci

Resumo


Este artigo trata do processo de construção identitária na Internet no que se convencionou chamar de ciberespaço e tem como seu objeto os recursos textuais e estéticos utilizados na criação, construção e divulgação de identidades virtuais, por meio de blogs, fotologs e comunidades virtuais como o Orkut. Na análise dessas identidades virtuais enfatizamos os aspectos estéticos, psicológicos, sociais e culturais. Tanto os processos de autodefinição como os de alo-definição desses indivíduos emergentes no ciberespaço foram abordados no sentido de esclarecer a complexidade semiótica envolvida.
Palavras-chave: Identidade; estética; autodefinição; alo-definição; linguagens digitais.
ABSTRACT
This paper deals with the process of identity construction in the Internet in what is conventionally known as cyberspace. Its objects of analysis are the textual and aesthetic resources used in the creation, construction and dissemination of virtual identities through blogs, flogs and virtual communities such as Orkut. In analyzing these virtual identities, we emphasize their aesthetic, psychological, social and cultural aspects. Processes of self-definition and outer-definition of emergent individuals in cyberspace are approached in order to clarify the semiotic complexity involved.
Keywords: Identity; aesthetics; self-definition; outer-definition;
digital languages.

Texto completo:

PDF PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18568/cmc.v2i4.41

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Comunicação Mídia e Consumo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Diretórios e Indexadores: REVCOM l UNIVERCIENCIA l Sumários.org l LIVRE l Latindex l EBSCO l CENGAGE Learning l DOAJ l IBICT/SEER l Portal de Periódicos da CAPES l Diadorim  | 

Rua: Dr. Álvaro Alvim, 123 - Vila Mariana - São Paulo - SP

CEP: 04018-010 - e-mail: revistacmc@espm.br