A criação de identidades virtuais através das linguagens digitais
DOI:
https://doi.org/10.18568/cmc.v2i4.41Abstract
Este artigo trata do processo de construção identitária na Internet no que se convencionou chamar de ciberespaço e tem como seu objeto os recursos textuais e estéticos utilizados na criação, construção e divulgação de identidades virtuais, por meio de blogs, fotologs e comunidades virtuais como o Orkut. Na análise dessas identidades virtuais enfatizamos os aspectos estéticos, psicológicos, sociais e culturais. Tanto os processos de autodefinição como os de alo-definição desses indivíduos emergentes no ciberespaço foram abordados no sentido de esclarecer a complexidade semiótica envolvida. Palavras-chave: Identidade; estética; autodefinição; alo-definição; linguagens digitais. ABSTRACT This paper deals with the process of identity construction in the Internet in what is conventionally known as cyberspace. Its objects of analysis are the textual and aesthetic resources used in the creation, construction and dissemination of virtual identities through blogs, flogs and virtual communities such as Orkut. In analyzing these virtual identities, we emphasize their aesthetic, psychological, social and cultural aspects. Processes of self-definition and outer-definition of emergent individuals in cyberspace are approached in order to clarify the semiotic complexity involved. Keywords: Identity; aesthetics; self-definition; outer-definition; digital languages.Downloads
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Published
2008-09-16
How to Cite
Matuck, A., & Meucci, A. (2008). A criação de identidades virtuais através das linguagens digitais. Comunicação Mídia E Consumo, 2(4), 157–182. https://doi.org/10.18568/cmc.v2i4.41
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