A celebração do luxo nas capas de cadernos escolares

Flávia Mayer dos Santos Souza, Maria Nazareth Bis Pirola, Moema Lucia Martins Rebouças

Resumo


O estudo em questão analisa como o segmento de produtos escolares tem se apropriado da temática do consumo de luxo nos universos da moda e da tecnologia. Para isso, a pesquisa tem como corpus as capas de cadernos das coleções Turma da Lala e Pop Fashion da Credeal. Compreendemos, então, as capas como integrantes de uma trama complexa que aproxima indústrias de brinquedos, material escolar, comunicação e interpela a adolescente a fruir o caderno não pelo seu uso pragmático.

Palavras-chave


Consumo; Luxo; Caderno escolar; Semiótica

Referências


BACCEGA, M. A. Reflexões sobre as relações comunicação/educação e consumo. In: BARBOSA, M.; MORAIS, O. Comunicação, cultura e juventude. São Paulo: Intercom, 2010.

BARROS, Diana de. Teoria semiótica do texto. São Paulo: Ática, 2011.

CHARLES, S. O individualismo paradoxal: introdução ao pensamento de Gilles Li¬povetsky. In: LIPOVETSKY, G.; CHARLES, S. Os tempos hipermodernos. São Paulo: Barcarolla, 2004. p. 11-48.

COSTA, B. C. G. Comunicação e educação na era digital: reflexões sobre a estética e virtualização. In: BARBOSA, M.; MORAIS, O. Comunicação, cultura e juventude. São Paulo: Intercom, 2010.

CRIANÇA, a alma do negócio. Direção: Estela Renner. Produção: Marcos Nisti. São Paulo: Maria Farinha Produções, 2008. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=49UXEog2fI8. Acesso em: 27 jul. 2013.

FIORIN, J. L. Elementos de análise do discurso. São Paulo: Contexto, 2011a.

___. Polifonia textual e discursiva. In: BARROS, D. L. de; FIORIN, J. L. (Org.). Dia¬logismo, polifonia, intertextualidade: em torno de Bakhtin. São Paulo: Edusp, 2011b.

FLOCH, J. M. Semiótica plástica e linguagem publicitária: análise de um anúncio da campanha de lançamento do cigarro “News”. In: OLIVEIRA, A. C. ; TEIXEIRA, L. (Orgs.). Linguagens na comunicação: desenvolvimentos de semiótica sincrética. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2009.

GREIMAS, A. J. Da imperfeição. São Paulo: Hacker, 2002.

___. Semiótica figurativa e semiótica plástica. In: OLIVEIRA, A. C. de (Org.). Semiótica plástica. São Paulo: Hacker, 2004.

LIPOVETSKY, G. A felicidade paradoxal: ensaio sobre a sociedade de hiperconsumo. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

OLIVEIRA, A. C. de. Prefácio. In: GREIMAS, J. A. Da imperfeição. São Paulo: Hacker, 2002.

___. Semiótica plástica ou semiótica visual? In: OLIVEIRA, A. C. de. Semiótica plásti¬ca. São Paulo: Hacker, 2004.

___. Da boneca às bonequinhas: uma mesma imagem de construção do corpo. Dispo¬nível em: www.pucsp.br/cps/pt-br/arquivo/Biblio-AnaClaudia4.pdf. Acesso em: 15 jul. 2013.

OLIVEIRA, P. H. C. As imagens do luxo: a relação entre o consumir e ser consumido. 2010. 319 f. Dissertação (mestrado em comunicação e semiótica) – Pontifícia Universi¬dade Católica de São Paulo, São Paulo. 2010.

PIROLA, M. N. B. Televisão, criança e educação: as estratégias enunciativas de dese¬nhos animados. Dissertação 2006. 227 f. Dissertação (mestrado em educação, linha de pesquisa Educação e Linguagens) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória. 2006.

POP Fashion. Disponível em: http://www.credeal.com.br/colecao/produto/i/991/Pop_Fashion. Acesso em: 26 jul. 2013.

ROCHA, E.; PEREIRA, C. Sociabilidade e novas tecnologias: os significados de consu¬mo entre os jovens. In: BARBOSA, M.; MORAIS, O. Comunicação, cultura e juventude. São Paulo: Intercom, 2010.

___; ___. Juventude e consumo: um estudo sobre a comunicação na cultura contempo¬rânea. Rio de Janeiro: Mauad X, 2009.

SANTOS, M. Mídia, jovens e neotribalismo virtual. In: BARBOSA, M.; MORAIS, O. Comunicação, cultura e juventude. São Paulo: Intercom, 2010.

SARLO, B. Cenas da vida pós-moderna: intelectuais, arte e videocultura na Argentina. Rio de Janeiro: UFRJ, 2006.

TURMA da Lala. Disponível em: http://www.credeal.com.br/colecao/produto/i/1265/Turma_da_Lala. Acesso em: 26 jul. 2013.




DOI: http://dx.doi.org/10.18568/cmc.v12i33.587

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Comunicação Mídia e Consumo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Diretórios e Indexadores: REVCOM l UNIVERCIENCIA l Sumários.org l LIVRE l Latindex l EBSCO l CENGAGE Learning l DOAJ l IBICT/SEER l Portal de Periódicos da CAPES l Diadorim  | 

Rua: Dr. Álvaro Alvim, 123 - Vila Mariana - São Paulo - SP

CEP: 04018-010 - e-mail: revistacmc@espm.br