A celebração do luxo nas capas de cadernos escolares

Autores

  • Flávia Mayer dos Santos Souza Universidade Federal do Espírito Santo
  • Maria Nazareth Bis Pirola Universidade Federal do Espírito Santo
  • Moema Lucia Martins Rebouças Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v12i33.587

Palavras-chave:

Consumo, Luxo, Caderno escolar, Semiótica

Resumo

O estudo em questão analisa como o segmento de produtos escolares tem se apropriado da temática do consumo de luxo nos universos da moda e da tecnologia. Para isso, a pesquisa tem como corpus as capas de cadernos das coleções Turma da Lala e Pop Fashion da Credeal. Compreendemos, então, as capas como integrantes de uma trama complexa que aproxima indústrias de brinquedos, material escolar, comunicação e interpela a adolescente a fruir o caderno não pelo seu uso pragmático.

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Biografia do Autor

Flávia Mayer dos Santos Souza, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora doutora no curso de Comunicação Social, Departamento Comunicação Social, Universidade Vila Velha - UVV, Vila Velha - ES, Brasil

Maria Nazareth Bis Pirola, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora doutora e Coordenadora do Curso de Publicidade e Propaganda, Departamento Comunicação Social, Universidade Vila Velha - UVV, Vila Velha - ES, Brasil

Moema Lucia Martins Rebouças, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora doutora do Programa de Pós Graduação em Educação, departamento de Didática e Prática de Ensino, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES, Vitória - ES, Brasil

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Publicado

2015-05-26

Como Citar

Souza, F. M. dos S., Pirola, M. N. B., & Rebouças, M. L. M. (2015). A celebração do luxo nas capas de cadernos escolares. Comunicação Mídia E Consumo, 12(33), 11–33. https://doi.org/10.18568/cmc.v12i33.587

Edição

Seção

Artigos