O gigante adormecido vem pra rua: construções enunciativas de Johnnie Walker e Fiat durante as manifestações brasileiras de 2013

Carolina Fernandes da Silva Mandaji

Resumo


O tema deste trabalho são as manifestações ocorridas nos meses de junho e julho de 2013 em todo o Brasil. Trata-se de uma reflexão sobre as construções enunciativas de discursos midiáticos no cenário nacional e internacional.  Esta investigação se propõe a entender os processos enunciativos, e portanto, discursivos e interacionais no uso da materialidade sincrética e audiovisual de anúncios publicitários das marcas Johnnie Walker e Fiat. Tanto a campanha “Keep walking, Brazil” como  a “Vem pra rua” da Fiat foram (re) contextualizadas em outros processos enunciativos durante as manifestações brasileiras. Será possível identificar que tipo de interação discursiva ocorre entre marcas e público a partir de tal (re) contextualização? Qual relação enunciativa existe entre as marcas e as manifestações e quais são os papeis enunciativos e discursivos propostos por tal relação?  Tais perguntas irão nos levar ao contexto de produção das campanhas, mas também a uma nova apreensão de sentido pautada por processos enunciativos que não os das próprias marcas, mas sim, de novas posições enunciativas. A base metodológica guia-se pelos estudos da Semiótica Discursiva de A. J. Greimas e pelos pressupostos teóricos da Sociossemiótica proposto por Eric Landowski e nas pesquisas de Ana Claudia de Oliveira.


Palavras-chave


Manifestações brasileiras, sentido, posições enunciativas, audiovisuais.

Referências


COELHO, N. N. Panorama histórico da literatura infantil/juvenil: das origens indo-europeias ao Brasil contemporâneo. São Paulo: Ática, 1994.

_________. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000.

FECHINE, Y. Televisão, hábito e estesia. In: Caderno de discussão do Centro de Pesquisas Sociossemióticas. São Paulo: Editora CPS, 2003. p. 97-110.

________. Televisão e presença: uma abordagem semiótica da transmissão direta. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2008.

FIORIN, J. L. Linguagem e ideologia. 6. ed. São Paulo: Ática, 1998. (Série Princípios.)

_________. Elementos de Análise do Discurso. 9. ed. São Paulo: Contexto, 2000.

_________. As astúcias da enunciação: as categorias de pessoa, espaço e tempo. São Paulo: Ática, 2005.

_________. Em busca do sentido: estudos discursivos. São Paulo: Contexto, 2008.

FONTANILLE, J. Semiótica do discurso. Trad. Jean Cristtus Portela. São Paulo: Contexto, 2007.

GREIMAS, A. J. Da imperfeição. Pref. e Trad. Ana Claudia de Oliveira. São Paulo: Hacker, 2002.

___________. Semântica estrutural: pesquisa de método. Trad. Haquira Osakabe, Izidoro Blikstein. São Paulo: Cultrix/USP, 1976.

___________; COURTÉS, J. Dicionário de Semiótica. Trad. Alceu Dias Lima [et al.]. São Paulo: Contexto, 2008.

LANDOWSKI, E. A sociedade refletida: ensaios de sociossemiótica. Trad. Eduardo Brandão. São Paulo: EDUC-Pontes, 1982.

____________. Presenças do Outro, ensaios de sociossemiótica. Trad. Mary Amazonas Leite de Barros. São Paulo: Perspectiva, 2002.

____________. Aquém ou além das estratégias, a presença contagiosa. Trad. Dílson F. Cruz Júnior. São Paulo: Edições CPS, 2005a. (Documentos de Estudo do Centro de Pesquisas Sociossemióticas.)

____________. Interactions Risquées. Limoges: Pulin, 2005b.

MACHADO, A. A televisão levada a sério. São Paulo: Senac, 2000.

MARICATO, E. (Org.). Cidades Rebeldes: Passe Livre e as manifestações que tomaram conta das ruas do Brasil. São Paulo: Boitempo/Carta Maior, 2013.

MEDOLA, A. S. L. D. Novela das oito e suas estratégias de textualização: Terra Nostra, a saga ressemantizadora. 2001. Tese. (Doutorado em Comunicação e Semiótica) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.

OLIVEIRA, A. C. Discurso midiático como experiências do sentido. Por uma tipologia das interações discursivas. Grupo de trabalho “Epistemologia da Comunicação”, XIX Encontro da COMPOS/PUC Rio. Rio de Janeiro, 2010.




DOI: http://dx.doi.org/10.18568/cmc.v11i30.679

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Comunicação Mídia e Consumo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Diretórios e Indexadores: REVCOM l UNIVERCIENCIA l Sumários.org l LIVRE l Latindex l EBSCO l CENGAGE Learning l DOAJ l IBICT/SEER l Portal de Periódicos da CAPES l Diadorim  | 

Rua: Dr. Álvaro Alvim, 123 - Vila Mariana - São Paulo - SP

CEP: 04018-010 - e-mail: revistacmc@espm.br