A comida como chef de um formato televisivo: MasterChef Brasil versus MasterChef Colômbia

Autores

  • Ariane Diniz Holzbach Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v14i39.1241

Palavras-chave:

Formato televisivo, MasterChef Brasil, MasterChef Colômbia, Reality show

Resumo

O objetivo do trabalho é entender como um reality show de comida, a despeito de ser um formato televisivo e, portanto, trabalhar elementos globalizados, lida com questões vinculadas ao contexto onde o programa é produzido e exibido. A proposta é comparar o MasterChef Brasil ao MasterChef Colômbia para compreender de que maneira as similaridades e diferenças explicitam relações entre o global e o local. A análise enfatiza a identidade dos jurados, a origem geográfica e social dos competidores e a maneira como lidam com a alimentação. Como premissa, considera-se que a comida, quando explorada midiaticamente, evoca elementos vinculados à cultura globalizada e à identidade do local onde se desenvolve.

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Biografia do Autor

Ariane Diniz Holzbach, Universidade Federal Fluminense

Professora adjunta de Estudos de Mídia da UFF e integrante do PPGCOM-UFF. Doutora em Comunicação pela UFF com pós-doutorado em História pela UERJ.

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Publicado

2017-04-26

Como Citar

Holzbach, A. D. (2017). A comida como chef de um formato televisivo: MasterChef Brasil versus MasterChef Colômbia. Comunicação Mídia E Consumo, 14(39), 131–151. https://doi.org/10.18568/cmc.v14i39.1241

Edição

Seção

Artigos