Consumo midiático juvenil em experiências cosmopolitas: entre o entretenimento global e as práticas locais

Autores

  • Wilson Roberto Bekesas Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM, São Paulo, SP
  • Viviane Riegel Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM, São Paulo, SP
  • Renato Vercesi Mader Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM, São Paulo, SP

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v13i36.1047

Palavras-chave:

Consumo midiático, Cosmopolitismo, Entretenimento, Global, Local

Resumo

Este artigo apresenta como proposta a discussão sobre a conexão entre consumo midiático juvenil e experiências cosmopolitas. Trata-se de parte constituinte do projeto de pesquisa “Cosmopolitismos juvenis. Projeto Brasil. Etapa 1: Concepções e práticas cosmopolitas em jovens universitários brasileiros”, sediado pela ESPM-SP, vinculado ao projeto internacional “Cosmopolitismo Cultural dos Jovens”. O recorte enfatizado está ancorado em uma base reflexiva sobre (1) o consumo midiático e a realidade do entretenimento global; e (2) as possibilidades de experiências cosmopolitas por meio das práticas locais. Analisando as narrativas de jovens de São Paulo, verificamos a formação de experiências cosmopolitas prioritariamente estéticas, que poderiam ser denominadas de amadoras, como caminho para um processo reflexivo de alteridade.

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Biografia do Autor

Wilson Roberto Bekesas, Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM, São Paulo, SP

Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professor no curso de graduação em Publicidade e Propaganda na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP).

Viviane Riegel, Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM, São Paulo, SP

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP). Bolsista Capes/Prosup.

Renato Vercesi Mader, Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM, São Paulo, SP

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Comunicação e Práticas de Consumo Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-SP).

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Publicado

2016-04-28

Como Citar

Bekesas, W. R., Riegel, V., & Mader, R. V. (2016). Consumo midiático juvenil em experiências cosmopolitas: entre o entretenimento global e as práticas locais. Comunicação Mídia E Consumo, 13(36), 112–130. https://doi.org/10.18568/cmc.v13i36.1047

Edição

Seção

Artigos