Criando intimidade, recebendo visibilidade: novas práticas de persuasão na economia da fama

Autores

  • Bruno Campanella Universidade Federal Fluminense - UFF, Niterói, RJ http://orcid.org/0000-0003-4040-3472
  • Joana d'Arc de Nantes PPGCOM, Universidade Federal Fluminense - UFF, Niterói, RJ
  • Paula Fernandes PPGCOM, Universidade Federal Fluminense - UFF, Niterói, RJ

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v15i43.1474

Palavras-chave:

celebridade, fã, intimidade, visibilidade

Resumo

Este artigo analisa formas de negociação de intimidade e afeto entre ídolos e seus admiradores, dentro de ações que visam a promoção da celebridade. Nestas dinâmicas, a celebridade desenvolve um tipo de intimidade com seus fãs que os motiva a participar de verdadeiras cruzadas nas mídias sociais que objetivam a produção de maior atenção midiática para seu ídolo. As discussões apresentadas são baseadas no exame de estudos de caso envolvendo duas celebridades que adotam este tipo de estratégia de persuasão: a cantora Valesca Popozuda e a youtuber Kéfera Buchmann.

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Biografia do Autor

Bruno Campanella, Universidade Federal Fluminense - UFF, Niterói, RJ

Professor do departamento de Estudos Culturais e Mídia da UFF e professor do PPGCOM da mesma universidade. Doutor em Comunicação e Cultura pela UFRJ e mestre em Comunicação Transnacional e Mídia Global pelo Goldsmiths College, University of London.

Joana d'Arc de Nantes, PPGCOM, Universidade Federal Fluminense - UFF, Niterói, RJ

Mestranda em Comunicação no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Formada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e em Estudos de Mídia na mesma instituição.

Paula Fernandes, PPGCOM, Universidade Federal Fluminense - UFF, Niterói, RJ

Mestranda em Comunicação na linha de pesquisa Mídia, cultura e produção de sentido pela Universidade Federal Fluminense - UFF/RJ. Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, na Universidade Federal de Viçosa - UFV/ MG.

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AUTOR.

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Publicado

2018-08-27

Como Citar

Campanella, B., Nantes, J. d’Arc de, & Fernandes, P. (2018). Criando intimidade, recebendo visibilidade: novas práticas de persuasão na economia da fama. Comunicação Mídia E Consumo, 15(43), 366–385. https://doi.org/10.18568/cmc.v15i43.1474

Edição

Seção

Artigos