Steampunks e retrofuturismo: reflexos de inquietações sócio-temporais contemporâneas

Autores

  • Micael Maiolino Herschmann UFRJ
  • Everly Pegoraro Unicentro/UFRJ
  • Cíntia SanMartin Fernandes UERJ

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v10i28.307

Palavras-chave:

Comunicação, Cultura, História, Steampunk

Resumo

O pano de fundo histórico-cultural do século XIX - com suas complexas e amplas transformações, as quais afetaram profundamente as experiências humanas - tem inspirado diferentes grupos juvenis em suas dinâmicas culturais contemporâneas. Este texto analisa algumas propostas dos steampunks, que elaboram criativas narrativas com estética retrofuturista. Percebe-se, nessas experiências, a promoção de linhas de fuga que conotam inquietações sócio-temporais em relação à contemporaneidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Micael Maiolino Herschmann, UFRJ

Doutor em Comunicação pela UFRJ, pesquisador do CNPq, professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRJ

Everly Pegoraro, Unicentro/UFRJ

Professora do Departamento de Comunicação da Universidade Estadual do Centro-Oeste - Unicentro. Doutoranda em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Cíntia SanMartin Fernandes, UERJ

Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UERJ. Realizou dois estágios pós-doutorais em Comunicação – um na UFRJ e outro na PUC-SP - e Doutorado em Sociologia Política pela UFSC (com Doutorado Sanduíche junto a Université René Descartes-Paris V).

Downloads

Publicado

2013-09-20

Como Citar

Herschmann, M. M., Pegoraro, E., & Fernandes, C. S. (2013). Steampunks e retrofuturismo: reflexos de inquietações sócio-temporais contemporâneas. Comunicação Mídia E Consumo, 10(28), 209–228. https://doi.org/10.18568/cmc.v10i28.307